Ação integrada contra dengue é iniciada no Independência Mansões

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 12 de janeiro de 2016 – Com o maior indice de infestação provocado pelo mosquito Aedes Aegypti, (2,7%) já na primeira semana de janeiro de 2016, o setor Independencia Mansões, recebeu nessa terça-feira, 12, um mutirão de limpeza integrado com o objetivo de conter a proliferação do mosquito. O setor também registrou o 5º maior índice de notificações de casos de dengue em 2015: 401 no total.

“As ações integradas são fundamentais para combater os focos de dengue. É preciso salientar também a importância da colaboração da população. Sem a conscientização  dos moradores é impossível combater esse mosquito. Para isso, os presidentes de associações de bairros, assim como os funcionários envolvidos na ação, devem ajudar na conscientização”, afirmou o prefeito.

O mutirão é coordenado pela  Vigilância em Saúde Ambiental da SMS, em parceria com o 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar e a Superintendência Munical de Proteção e Defesa Civil. Todas as pastas da administração municipal, como Desenvolvimento Urbano, Regulação Urbana, Infraestrutura, Administração, entre outras, estarão envolvidas com ações dentro de cada uma de suas atribuições.

Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, que ajudou a coordenar a atividade, Iron Pereira, os números preocupam, por isso, as ações serão intensificadas nos bairros com maior incidência de casos. “Trabalhamos com equipes capacitadas e altamente comprometidas com o desafio de conter o avanço da dengue em nosso município. Além das atividades educativas, contamos com o apoio da imprensa para nos ajudar a conscientizar a população, que tem que participar, diariamente, desse combate” salientou.

Mais de 600 pessoas da administração e Corpo de Bombeiros estarão envolvidas no trabalho. A SMS conclama também toda a população a participar, seja auxiliando durante a ação, mas, principalmente, cuidando da limpeza de seus quintais e evitando o descarte de lixo e entulhos que possam acumular água em ruas, lotes baldios e canteiros centrais.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Caldas, que dá suporte para a ação de manejo, afirmou que as secretarias devem continuar trabalhando de forma conjunta. “Esse mutirão é uma ação da Saúde, mas cabe a nós dar o apoio logístico para que os focos sejam eliminados. Para isso continuaremos disponibilizando homens e máquinas para ajudar nos trabalhos de limpeza. Em conjunto reduziremos os números de casos de dengue consideravelmente”, enfatizou.

Os mutirões integrados de limpeza se repetirão em todos os bairros da cidade, que já decretou situação de Emergência em Saúde Pública no dia 14 de dezembro do ano passado, por meio do decreto nº 313. A medida foi tomada com intuito de combater a infestação do mosquito aedes, responsável pela transmissão da dengue, febre chikungunya e zika vúrus.

O município vem intensificando todas as ações de combate. Além disso, na semana passada, realizou o recolhimento de mais de 20 mil pneus descartados indevidamente pelos moradores em ruas, lotes baldios e até em nascentes de córregos do município. As ações de hoje, que se estendem até o final da tarde, envolvem roçagem, recolhimento de entulhos, visitas domiciliares, bloqueios de notificação de dengue e fiscalização em imóveis irregulares. Concluído o Independência Mansões, a frente de trabalho seguirá um cronograma até que todos os bairros de Aparecida sejam contemplados.