Aparecida participa da agenda mundial de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 05 de maio de 2016 – O combate à exploração de crianças e adolescentes é lembrado mundialmente todos os anos no dia 18 de maio, data escolhida para mobilização de agentes institucionais e entidades da sociedade organizada para divulgação do tema. O município de Aparecida preparou uma agenda que se estende por todo o mês. No último domingo (03) foi realizada uma sessão de cinema para crianças do Jardim Tiradentes com o filme “Anjos do Sol”. Já na quarta-feira (04), foi realizada uma Roda de Conversa com os pais das crianças atendidas no Centro de Formação Integral (Cenfi), que fica na Cidade Vera Cruz I.

“Desde o ano passado estamos fazendo um trabalho constante em todas as delegacias e nas unidades de saúde da cidade a fim de que os atendentes passem a encaminhar os dados relativos aos eventuais abusos cometidos ao Sistema Nacional de Agravos de Notificação  (Sinam), do Ministério da Saúde. Com isso, podemos fazer um mapa mais próximo da realidade. Estas informações servem de plataforma para decisões estratégicas que fazem parte de todas as políticas públicas voltadas às questões da criança e do adolescente no município” –  conta a superintendente de Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social, Leiliane Rosa.

No próximo sábado (07), às 9h, será realizada uma palestra para cerca de 800 pessoas na Escola Municipal Cora Coralina sobre o tema Exploração Sexual. A palestra será realizada por palestrantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na ocasião também serão distribuídos panfletos de divulgação do Dia 18 de Maio. Das 8h às 12h do dia 14 de maio acontece um cronograma de pré-evento do 18 de Maio na Praça CEU das Artes do Parque Flamboyant. A programação conta com café da manhã e oficinas de Dobradura, Capoeira, Grafitagem, Futebol e Funcional; além de uma apresentação de um filme seguido de um debate sobre o mesmo.

Na manhã do dia 16, na Praça CEU das Artes – Cidade Vera Cruz, haverá um café da manhã e apresentação do filme “Meninos Invisíveis”, seguido de palestra. No dia seguinte, terça-feira (17), haverá a apresentação da peça teatral “Não violência contra criança e o adolescente”, realizada pela Equipe de Cultura e Turismo. Após a performance haverá uma discussão a respeito da peça apresentada. Finalizando a programação sobre o tema no município, acontecerá no dia 23 de maio, às 9h, no PETI Projeto Amar, haverá uma apresentação teatral realizada pelos próprios alunos e, no dia 24, no PETI Guarda Mirim, uma palestra com o tema Exploração Sexual, realizada pelos próprios alunos.