Município iniciou nesta quarta, 21, a vacinação em pessoas acima de 32 anos nos 8 postos para aplicação da 1ª dose; vacinação ocorre com ou sem agendamento
Até esta terça-feira, 20 de julho, Aparecida de Goiânia havia aplicado 283.796 doses de vacinas contra covid-19. Ao todo 203.881 moradores já receberam a 1ª dose. Este número representa 48% da população adulta de Aparecida, estimada em 422.666 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sobre os que receberam a 2ª dose da vacina ou dose única, a cidade já totaliza 79.915. Assim, 18,9% da população adulta está completamente imunizada. Ao todo, o município recebeu 324.631 doses.
A cidade iniciou nesta quarta-feira, 21, a aplicação da primeira dose do imunizante contra a covid-19 em pessoas, residentes da cidade, acima de 32 anos. “Se a vacina bateu na porta, abre e vai. Não tem que perder tempo.” O recado é da analista de compras Ana Carolina Bueno, de 32 anos, que tomou hoje (21) em Aparecida a 1ª dose da vacina contra covid-19 e fez questão de motivar o público para se imunizar.
Moradora da Vila Brasília, Ana Carolina se adiantou para tomar o imunizante no drive-thru da Cidade Administrativa, neste primeiro dia de vacinação da faixa etária 32+. “Com tantas perdas aí, a gente fica bem ansioso para chegar a vacina, mas graças a Deus chegou. Sentimento de alívio e anseio, agora, pela 2ª dose”, completou Ana Carolina.
A advogada Thaís Gomes, de 33 anos, que mora no Bairro Cardoso, também se programou para ser uma das primeiras vacinadas desta quarta-feira. “É um fio de esperança. Se Deus quiser, a gente vai superar tudo isso e voltar ao normal”, disse ela.
Thaís e Ana Carolina são duas das quase 10 mil pessoas que a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) espera imunizar nos próximos dias na faixa etária de 32 anos ou mais. Para isso, o município tem mais de 10 mil doses disponíveis no estoque da 1ª dose.
Renata Cordeiro, coordenadora de Imunização de Aparecida, explica que, para a vacinação chegar às demais faixas etárias, é imprescindível que o atual público-alvo da campanha compareça aos postos de vacinação o mais rápido possível. “As pessoas precisam ter esse compromisso, essa responsabilidade com sua proteção individual e com a proteção coletiva, se vacinando o quanto antes”, destaca Renata. A aplicação da vacina continua nesta quinta-feira, 22.
A coordenadora acrescenta que, para a 2ª dose, Aparecida tem um estoque de 16 mil doses. Renata alerta para a importância de completar o calendário vacinal e informa que o município está no período ideal de aplicar a dose de reforço da AstraZeneca. É preciso conferir o cartão de vacinação.
“Gestantes e puérperas até 45 dias após o parto também têm direito à vacina. Para isso, basta fazer o agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida ou pelo site da Prefeitura. Esse público precisa de uma vacinação diferenciada, que é feita nas UBS’s ou na Central de Imunização”, esclarece Renata Cordeiro.
Onde tomar a 1ª dose
As opções para receber a 1ª dose são sem agendamento, nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, das 8h às 18h; e com hora marcada, agendando pelo aplicativo Saúde Aparecida ou no site da Prefeitura de Aparecida.
A vacinação com agendamento ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização, das 8h às 17h.
Aplicação da 2ª dose
Em Aparecida, não precisa agendar para receber a 2ª dose. Os postos de aplicação da dose de reforço são o drive-thru do Aparecida Shopping, que funciona das 8h às 18h, e as UBS´s Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, das 8h às 17h. Basta apresentar documento de identidade, CPF e cartão de vacinação.
Se a dose 2 for da Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente na Central Municipal de Imunização.
Grupos atendidos
Atendendo uma Resolução da Comissão Intergestores Bipartide de Goiás (CIB), na última semana, Aparecida aprovou a destinação de 100% das doses para a vacinação da população geral, em ordem decrescente de idade. Assim, o critério utilizado para aplicação da primeira dose passou a ser exclusivamente o da faixa etária, com exceção das gestantes, puérperas, profissionais de saúde e da educação e pessoas com comorbidades ou deficiência que porventura ainda não foram imunizadas.
Confira abaixo as regras de vacinação contra a covid-19 por faixa etária e dos grupos prioritários atendidos pela Prefeitura:
População acima de 32 anos de idade
Devem morar no município de Aparecida de Goiânia
Devem apresentar:
Locais de vacinação:
Sem necessidade de agendamento:
Por agendamento, pelo aplicativo “Saúde Aparecida”:
Grávidas e puérperas
Devem morar no município de Aparecida de Goiânia
Devem apresentar:
Locais de vacinação:
Exclusivamente mediante agendamento, pelo aplicativo “Saúde Aparecida”:
Trabalhadores da educação (acima de 18 anos)
Devem atuar no município de Aparecida de Goiânia
Contempla:
Devem apresentar:
Locais de vacinação:
Sem necessidade de agendamento:
Por agendamento, pelo aplicativo “Saúde Aparecida”:
Pessoas com comorbidades ou com deficiência (acima de 18 anos)
Devem morar no município de Aparecida de Goiânia
Contempla:
Devem apresentar:
Obs.1: Laudos médicos com validade máxima de até 01 ano.
Obs 2.: pessoas com síndrome de down não precisam apresentar laudo médico. Traços e características visíveis comprovam.
Obs. 3: Gestantes e puérperas com comorbidades também precisam apresentar prescrição médica.
Locais de vacinação:
Sem necessidade de agendamento:
Por agendamento, pelo aplicativo “Saúde Aparecida”:
Obs.: Gestantes e puérperas exclusivamente via agendamento.
Comorbidades contempladas:
Doenças Neurológicas; Diabetes Mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 03; Hipertensãoarterial estágios 01 e 02 com lesão em órgão-alvo/ e /ou comorbidade; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Volvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênitas no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardioimplantados; Doenças Cerebrovascular; Doenças Renal Crônica; Imunossuprimidos; Imunoglobinopatias graves Obesidade Mórbida; Síndrome de Down Cirrose Hepática.
Profissionais de saúde
Devem atuar ou morar no município de Aparecida de Goiânia
Contempla:
Indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde. Dentre eles, estão os profissionais de saúde que são representados em 14 categorias, conforme resolução n° 287, de 8 de outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação Física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio (exemplos: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros).
Inclui-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (exemplos: programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas/parteiras), funcionários do sistema funerário, Instituto Médico Legal (lML) e Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.
Acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios também são contemplados mediante declaração de comprovação de estágio com período e local de atuação.
Devem apresentar:
Locais de vacinação:
Exclusivamente por agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”:
Locais de vacinação:
Horário de funcionamento e endereços dos postos de 1ª e 2ª dose:
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)