Doação de assentos veiculares marca movimento Maio Amarelo em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Ana Clara Dias - SMS

Aparecida de Goiânia, 02 de maio de 2016 – O professor universitário Hernane Alves foi o primeiro a doar a cadeirinha veicular para o Movimento Maio Amarelo, que começou oficialmente nesta segunda-feira (02), em Aparecida. Ele conta que a cadeirinha pertencia ao neto, mas agora a criança não precisa mais do assento pela idade. “Como meu neto cresceu a cadeirinha estava parada em casa. Fiquei sabendo do movimento na universidade e decidi doar para quem precisa. Vou convencer outros vovôs a fazer o mesmo”, comemora o professor.

O “Movimento Maio Amarelo – Atenção Pela Vida” mobiliza Aparecida para arrecadar assentos veiculares para crianças, que serão doados posteriormente para pacientes da Maternidade Marlene Teixeira. O Maio Amarelo se estenderá até o dia 31 de maio. A proposta da ação é sensibilizar a população sobre a violência no trânsito, com foco para a importância do uso da cadeirinha veicular.

Pessoas interessadas em ajudar podem fazer a doação de cadeirinhas infantis, bebê conforto ou assentos de elevação em algum dos três pontos da campanha no município (ver abaixo lista de endereços). O objetivo é mobilizar órgãos públicos e sociedade, em prol de um trânsito mais seguro e prevenir acidentes, principalmente envolvendo crianças.

O movimento Maio Amarelo é uma iniciativa das secretarias Municipal e Estadual de Saúde, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA), Detran/GO, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Instituto Federal de Goiás (IFG), Prefeitura de Goiânia, Governo de Goiás e outros.

“Após a campanha, a distribuição será realizada por meio de cadastro das famílias que são acompanhadas na maternidade. Caso o número de assentos arrecadados seja pequeno, faremos um sorteio entre mulheres que participam do grupo de gestantes da unidade”, explica a coordenadora do Programa de Prevenção às Violências e Promoção de Saúde Vigilância Epidemiológica da SMS, Paula dos Santos.

Para a professora da UEG, Célia Moreira, a escola da cor amarela faz referência a uma das cores do semáforo, que simboliza atenção. “Queremos chamar a atenção da população para reduzir os índices de acidentes no trânsito, principalmente envolvendo crianças. O maio amarelo não é uma campanha, porque não tem início, meio e fim. É um movimento, porque é contínuo e precisamos mudar a cultura de mal comportamento no trânsito”, explicou a professora, representando a UEG.

É importante destacar que todas as cadeiras e assentos serão avaliados pela SMTA e departamento de trânsito de Goiás para verificar questões de segurança e uso.  De acordo com o DPVAT, em 2015, foram pagas 8.022 indenizações por invalidez a crianças de 0 a 7 anos, pelo fato de o condutor não observar e respeitar a regra de proibição de passageiro menor de 7 anos em veículos de duas ou três rodas e a falta de utilização dos equipamentos obrigatórios para veículos de quatro rodas.

“O Brasil tem um alto índice de óbitos por acidentes de trânsito, por isso queremos mobilizar, chamar a atenção, sensibilizar pais e responsáveis para o perigo de transportar irregularmente bebês e crianças. Em 2013, que é o nosso último dado fechado, tivemos dois mil óbitos, e desse valor 40% eram crianças, sendo a maioria de 1 a 4 anos, que não estavam com equipamentos de segurança adequados. Com o movimento, Aparecida é nosso projeto piloto e modelo para os outros municípios”, destaca a coordenadora do Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas da Secretaria Estadual de Saúde, Maria de Fátima Rodrigues.

Faça parte do movimento #eusou+1 por um trânsito mais humano

O Maio Amarelo chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento, que é internacional, é coordenar ações entre o Poder Público e a sociedade civil, colocando em pauta o tema segurança viária e mobilizar para a causa toda a população e demais segmentos como órgãos empresas, entidades de classe, associações, federações.

Vale ressaltar que o Maio Amarelo, é um movimento, uma ação, não uma campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço em suas ações de conscientização no mês de maio e durante o ano todo. Para mais informações acesse o site oficial do movimento www.maioamarelo.com.br

Movimento “Maio Amarelo – Atenção pela Vida”

Período de doação: 1° a 31 de maio

Pontos de doação:

SAMU – Avenida Major Manoel da Silva Brandão, Veiga Jardim.

AMAG, Avenida Barão do Rio Branco, Qd. 34, Jardim Nova Era.

SMTA, Avenida Padre Marcelino Champagnat, esquina com a Rua Luiz Antônio, Qd. D, Lt. 13, Village Garavelo.