Em Aparecida, blitz educativa dá início à Semana Nacional de Trânsito

9 de maio de 2017

Foto: Fabiano Araújo - Secom

Aparecida de Goiânia, 18 de setembro de 2014 – O prefeito Maguito Vilela e os alunos da Escola Municipal Luiz da Paixão Viana deram início a Semana Nacional de Trânsito com blitz educativa realizada na Avenida Independência, no setor Central, em Aparecida. Na manhã desta quinta-feira (18) vários motoristas foram abordados por Maguito, pelos alunos e por agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTA) e receberam orientações, além de kits com folhetos educativos.

O tema da campanha nacional deste ano é “Respeito no trânsito. Proteção e prioridade de segurança do pedestre”. O pequeno Vinícius de Souza Porto, de nove anos, destacou a importância da educação no trânsito. “É importante para gente tentar evitar acidentes, porque quando acontece, a gente machuca e pode até morrer. Melhor a paz no trânsito do que a confusão”, pontua Vinícius que é da Escola Municipal Luiz da Paixão Viana.

Para o prefeito Maguito, a prioridade assegurada por lei para quem anda a pé e as faixas de segurança não têm sido suficientes para poupar a vida dos mais frágeis integrantes do sistema de trânsito, os pedestres. “Por isso precisamos desenvolver políticas de conscientização e educação no trânsito”, destaca Maguito.

O dado mais recente divulgado pelo Ministério da Saúde é de 2011, quando 11 mil pedestres morreram, em uma média de 30 por dia. “Os números são preocupantes, e o poder público precisa se mobilizar diante disso junto à população. É nesse sentido que a nossa gestão trabalha, para que mais vidas sejam poupadas e acidentes sejam evitados”, reitera o prefeito.

Segundo o presidente da SMTA, Valdemir Souto, a campanha se inicia hoje (18) e termina no dia 23 de setembro. “Neste período iremos realizar blitz educativas na parte da manhã, em outras regiões importantes da cidade, e a tarde palestras nas escolas”, disse. Para ele, é importante que as crianças estejam envolvidas. “Elas serão os futuros motoristas e pedestres, sem contar que os ensinamentos da escola, são levados para casa”, completa.

O diretor de Educação de Trânsito, José Anchieta, explica que a blitz educativa deve passar ainda por outras vias movimentadas e estratégicas do município, como a Avenida Rio Verde, São Paulo, Igualdade e W-5. “Estamos todos engajados nesta campanha, que tem como principal objetivo tornar os motoristas e pedestres mais conscientes de seus direitos e deveres no trânsito“, conclui.

Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, do Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.