Aparecida de Goiânia, 18 de setembro de 2015 – A Prefeitura de Aparecida de Goiânia promoveu na manhã desta sexta-feira (18) dois eventos voltados para a conscientização e a promoção dos Direitos Humanos no município. Às 8h aconteceu a 3ª Caminhada de Portadores de Necessidades Especiais (PNE), que partiu do Ambulatório Multiprofissional de Aparecida de Goiânia. Às 8h30 aconteceu a 2ª Caminhada Pela Paz no Trânsito. Os dois evento contaram com a participação do prefeito Maguito Vilela, de diversas autoridades e de centenas moradores.
“O trânsito tem ficado cada vez mais violento. As pessoas tem que andar devagar em determinados momentos e, em outros, acabam andando em alta velocidade. Muitas vidas já foram sacrificados. Pessoas com necessidades especiais, ciclistas, pedestres e também motoristas. A prefeitura está fazendo investimentos importantes tanto em mobilidade urbana quanto em acessibilidade. As pessoas devem se conscientizar, seja promovendo um trânsito humanizado e pacificado, seja construindo calçadas e permitindo acessibilidade que, na verdade, é dignidade” – conta o prefeito Maguito Vilela.
Acessibilidade
O primeiro evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e contou com cerca de 300 pessoas. O prefeito Maguito Vilela fez uma vistoria no Ambulatório Multiprofissional de Aparecida de Goiânia (AMAG), localizado no Jardim Nova Era. A estrutura ainda não foi inaugurada oficialmente mas já está em funcionando em fase de teste, faltando apenas pequenos últimos detalhes. O AMAG tem estrutura para atender cerca de 1.200 pacientes e tem estrutura para antedimentos de fisioterapia, terapia ocupacional, acupuntura, psicopedagogia e fisioterapia neurológica e ortopédica.
Segundo a coordenadora técnica, Elizangela Moura, o Ambulatório Multiprofissional de Aparecida de Goiânia fará atendimentos em especialidades médicas de ortopedia, geriatria, endocrinologia e neuropediatria. “Com a implantação do AMAG as pessoas não vão precisar mais ir a Goiânia para fazer seus tratamentos e isso é essencial quando se fala em acessibilidade. Além disso, não terão mais de esperar 4 a 5 meses para conseguir uma vaga em Goiânia como acontece hoje. Esse tempo será reduzido para no máximo 20 dias” – explica.
Segundo o diretor de Promoção das Pessoas com Deficiência, José Fernandes, cerca de 500 pessoas se tornam deficientes todos os dias no Brasil em decorrência de acidentes de trânsito. Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatram) revelam que anualmente acontecem cerca de 300 mil acidentes no Brasil com vítimas sobreviventes. Estima-se que 25% das pessoas feridas em acidentes de trânsito ficam com seqüelas importantes, como perda de movimentos, órgãos ou dificuldade de locomoção.
Paz no Trânsito
A 2ª Caminhada Pela Paz no Trânsito faz parte das comemorações da Semana Nacional de Trânsito e é organizada pela Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA). Cerca de 500 pessoas participaram do trajeto que começou no Parque da Família, foi até a Praça da Matriz e depois retornou ao ponto de início. Segundo o superintendente do órgão, Valdemir Souto, no ano de 2014 morreram 130 pessoas em Aparecida de Goiânia em decorrência de acidentes de trânsito e metade deles aconteceram na BR-153.
“Queremos um transito humanizado. Um trânsito respeitoso, educado e isso vai depender de cada um de nós. De cada uma das crianças, jovens e adultos. O trânsito tem que ser pacificado em todas as ruas. Em Aparecida, em Goias e no Brasil” – pontua o prefeito. “O objetivo da caminhada é promover a conscientização de pedestres e condutores e chamar a atenção para esta realidade. Em todo o Brasil, são 150 mortes por dia e 60 mil por ano. A Caminha pela Paz no Trânsito serve para chamar a atenção para responsabilidade de cada um no trânsito” – conta Valdemir.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)