Comitiva africana visita a Vigilância Sanitária de Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Divulgação

Aparecida de Goiânia, 18 de setembro de 2015– A Vigilância Sanitária (VISA) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu, na manhã desta sexta-feira, 18, a visita de seis integrantes do Ministério da Saúde de Burkina Faso (país africano) que vieram conhecer o trabalho desenvolvido pelo órgão.

Em todo o Brasil, duas cidades foram indicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SUVISA) para serem visitadas pela comitiva: Goiânia e Aparecida.

Os profissionais africanos (administradores, farmacêuticos e psicólogos, dentre outros) foram recebidos pela secretária municipal de Saúde, Vânia Cristina Oliveira, pelo diretor da VISA, Luciano Carvalho, e por outros gestores da pasta. Durante toda a manhã a comitiva trocou experiências com o pessoal da SMS, visitou o Paço Municipal e a sede da VISA e conheceu a atuação do órgão em diversas frentes de trabalho.

“É gratificante poder receber colegas vindos de outra Nação, compartilhar o que conquistamos e poder ajudá-los na construção de uma Vigilância Sanitária eficaz. A conversa foi muito agradável, rica em informações para nós e para eles. Ficaram encantados com o nosso trabalho. São pessoas muito interessadas e comprometidas com a Saúde Pública”, disse Luciano Carvalho após a visita.

A comitiva foi composta pelos senhores Emile Kabore, Dieudonné Ilboudo, Sibiri Christian Kabore, Jean-Pierre Nabléni Ouattara, Emile W. Ouedraogo e pela sra. Gisèle Sanou. Falando em Francês, eles foram acompanhados pela intérprete Domitila Madureira, do Ministério de Relações Exteriores.

Burkina Faso – Antiga Colônia Francesa, Burkina Faso é um país da África Ocidental que faz fronteira com Mali, Níger, Benin, Togo, Gana e Costa do Marfim. A capital é Uagadugu. Apesar de suas reservas de ouro, Burkina é uma das mais pobres nações do continente e tem no plantio do algodão a sua principal atividade econômica.