Grupo de Hiperdia da UBS Pontal Sul II celebra as atividades de 2019

Por Polliana Martins

16 de dezembro de 2019

Por Polliana Martins

16 de dezembro de 2019


Foto: Arquivo/UBS Pontal Sul

No último dia 11, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Pontal Sul II, localizada na Rua do Rodeio, quadra 49, a reunião rotineira de todas as segundas quartas-feiras do mês do grupo de Hiperdia foi especial: a equipe da unidade e os usuários comemoraram as atividades de 2019 com uma festa e aproveitaram para fazer uma retrospectiva de todos os temas abordados e traçar metas e objetivos para o próximo ano.  

O evento, intitulado “Gratidão”, contou com um recorde de participação: 60 usuários diabéticos e hipertensos compareceram para participar das dinâmicas de grupo, brincadeiras, danças, sorteio de brindes e um farto café da manhã. Em clima de integração com a comunidade, a equipe da UBS se mobilizou para preparar tudo e acolher os participantes com a costumeira alegria das reuniões de Hiperdia locais.

Num esforço conjunto, as enfermeiras Lara Morgana dos Reis Freitas, Claudinéia Nunes Fonseca Bolzani, as técnicas de enfermagem Renata Barbosa e Durcelena Barcelos, os agentes comunitários de Saúde Simone Gonçalves, Eliene Borges, Antônio Lisboa, Elainy Ribeiro, Elizana Silva, Regina Ferreira, Sônia Silva, Sueli Gomes e Zilda França, juntamente com os médicos Melq Alves e Juliana Teixeira e os servidores administrativos Ângela Nunes, Flávia Pereira e Valquíris Princeza, além da gerente da unidade, Danyelle de Oliveira Borges, prepararam e planejaram o evento sem prejudicar o fluxo normal da UBS e comemoraram o sucesso da empreitada. Quem também contribuiu para as horas de descontração foram as entidades parceiras da festa: a Prefeitura de Aparecida, as panificadoras Pão de Gallo e Pertutti, o Supermercado Dias e as lojas Tribo Jeans, Fritz e Sallo, além da Ermírio Transportes.   

“Fizemos tudo com carinho e dedicação e nos surpreendemos com a resposta positiva dos usuários, que compareceram, participaram ativamente de tudo e nos relataram os avanços que alcançaram em sua saúde ao longo deste ano”, disse a enfermeira Lara Morgana, que destacou também o empenho dos colegas: “Só conseguimos realizar essa festa linda de gratidão por tudo que alcançamos porque todos deram o melhor de si. O Sistema Único de Saúde (SUS) tem mesmo essa característica de amor ao próximo para além do rigor técnico e cientifico”.

O diabetes e a hipertensão são uma dupla mortal por serem causadores de complicações como enfarte, trombose periférica, retinopatia diabética e edema pulmonar, dentre outras. Além disso, são doenças crônicas consideradas assassinas silenciosas por não apresentarem sintomas até atingirem maior gravidade. Para acompanhar e tratar devidamente esses males há o Programa Hiperdia, uma estratégia nacional que é aplicada em Aparecida com excelentes resultados. Se você ou alguém da sua família tem esses problemas, não perca tempo, venha conhecer e participar dos nossos grupos do Programa,” conclama o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

Grupos por toda a cidade

 Em Aparecida de Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem mais de 45 grupos de Hiperdia espalhados pela cidade, como informa a chefa de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, Bruna Aniele. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município têm atendimento médico e de enfermagem, palestras e reuniões de orientação para hipertensos e diabéticos. Já aqueles moradores de áreas não cobertas pela Estratégia Saúde da Família (ESF), fora da abrangência das UBSs, têm acesso ao Hiperdia nos Cais Colina Azul e Nova Era e no Centro de Saúde Papillon Park. Na região do setor Garavelo, as atividades do Programa são sediadas na UBS Buriti Sereno.

 Conheça a hipertensão

A hipertensão arterial ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, ela acontece quando a pressão está acima do limite considerado normal, que, na média, é máxima em 120 e mínima em 80 milímetros de mercúrio, ou simplesmente 12 por 8. Valores inferiores a 14 por 9 podem ser considerados normais a critério médico, mas 13 por 9 já desperta o alerta dos especialistas. As pessoas que têm familiares hipertensos, que não têm hábitos alimentares saudáveis, ingerem muito sal, estão acima do peso, exageram no consumo de álcool ou são diabéticas têm mais risco de desenvolver a hipertensão.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)