Guardas desocupam a câmara após reunião com a prefeitura de Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Fabiano Araújo - Secom

Nova reunião foi agendada para o dia 27 de outubro deste ano

Aparecida de Goiânia, 23 de setembro de 2014 – Após reunião realizada na tarde desta terça-feira, 23, entre representantes da Prefeitura de Aparecida de Goiânia e dos Guardas Civis Municipais, ficou decidido a desocupação da Câmara Municipal e também o fim do movimento de greve dos servidores. Os servidores reivindicavam a criação do Plano de Cargos e Carreiras da categoria. A reunião contou com a presença dos secretários Euler Morais (Governo), Geoliano Lima (Administração) e Carlos Eduardo de Paula (Fazenda), e também pelo presidente da Câmara, vereador Gustavo Mendanha.

O secretário de Governo explica que a prefeitura manterá todos os canais de diálogos abertos e que a reunião foi produtiva e a prefeitura pôde explicar claramente as dificuldades em implantar o Plano de Cargos e Carreiras da categoria neste momento, devido à Lei de Responsabilidade fiscal do município. Os representantes, conforme o secretário, entenderam e repassaram sugestões de como cortar gastos na secretaria, para pelo menos organizar a questão da hierarquia entre os Guardas Civis.

“Remarcamos uma nova reunião para o dia 27 de outubro e nesse período iremos analisar e estudar todas as sugestões e questionamentos repassados pelos representantes dos Guardas Civis, a fim de afunilar as questões e ajustar a aprovação do Plano de Cargos e Carreira dos servidores. Assim como foi feito com os servidores da educação e da saúde”, esclarece Euler de Morais.

Um dos representantes dos Guardas Civis de Aparecida, o GCM Wanderley Amâncio, acompanhado do presidente e do vice-presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Goiás ressaltou a apresentação de algumas opções de cortes de gastos na corporação, para que pudesse ser implantado o Plano de Carreira sem onerar os cofres públicos. “Vamos dar esse voto de confiança para a prefeitura e aguardar o retorno das negociações”, enfatiza Wanderley Amâncio.

Os servidores que estiveram presentes na reunião afirmaram que iriam esperar o período pedido pela prefeitura e que iriam desocupar o plenário da Câmara de imediato. Além de todos retornarem aos seus postos de trabalho.

Investimentos – A Prefeitura de Aparecida de Goiânia esclarece ainda que a atual administração tem elaborado Plano de Cargos e Salários (PCS) para todas as categorias, inclusive para os membros Guarda Civil Municipal. Conforme o secretário de Governo e Integração Institucional, Euler Morais, o PCS da Guarda Civil deve ser encaminhado nos próximos meses para a Câmara Municipal de Aparecida, onde será analisado e votado.

Em relação à aquisição de insumos, fardas, equipamentos e manutenção da frota, a Prefeitura de Aparecida informa que em parceria com o Ministério da Justiça adquiriu veículos e equipamentos. Em relação aos insumos, a Secretaria de Administração esclarece que se encontra em processo de compras de acordo com a Lei 8.666/1993.

A Prefeitura de Aparecida ressalta que dobrou nos últimos cinco anos o número de guardas municipais. Até 2008, eram apenas 250 guardas. Atualmente, são 500 membros da Guarda Civil, que é responsável pela proteção do patrimônio público.