Indústria de Aparecida cresce mais de 200% em cinco anos

9 de maio de 2017

Foto: Divulgação/Secom

Aparecida de Goiânia, 13 de março de 2014 – Aparecida de Goiânia que na década de 1990 era considerada cidade-dormitório, ganhou vida própria nos últimos cinco anos e deixou definitivamente para trás o antigo rótulo. O número de indústrias, por exemplo, cresceu 258%. Em 2008, eram apenas 590 indústrias, agora, até fevereiro deste ano, o parque industrial da segunda maior cidade de Goiás contabilizou 2.012 indústrias. Em relação a quantidade de empresas, os números são mais significativos ainda. Há cinco anos, Aparecida contava apenas com 5.870 empresas ativas. Atualmente, são 17.052 empresas que movimentam a economia local. Os dados são da Secretaria da Fazenda do município.

“A administração do prefeito Maguito Vilela dinamizou o crescimento da cidade. São quase 20 mil empresas e indústrias que geram empregos para quem mora em Aparecida e outras cidades”, sublinhou o secretário da Indústria e Comércio do município, Marcos Alberto Luiz de Campos.

A expectativa da Secretaria de Industria e Comércio é de que esses números cresçam ainda mais neste ano e nos próximos, em função dos investimentos em infraestrutura dos pólos já existentes e na implantação de novos polos. “A prefeitura está trabalhando na dotação de infraestrutura nos polos do município. Esse investimento provoca a contrapartida das empresas que tem o interesse em se instalar no município concretizando essa vontade”, afirmou o secretário de Indústria e Comércio, Marcos Alberto.

Na avaliação do secretário, Aparecida se destaca no meio industrial pela sua vertente multisetorial, o que povoca o interesse de diversas industrias em se instalar na cidade. Dentre essas empresas destaca-se a Martins S.A, Pepsi Co, Cotril, Leroy Merlin e a Havan que ainda busca uma área para abrir sua loja na cidade. Além de um shopping center de grande porte que está em construção e mais um em fase de análise.

Outro ponto forte que atrairá mais industrias para a cidade será a construção do Aeroporto Executivo. “O aeroporto talvez seja o empreendimento mais arrojado da administração nos útlimos anos e isso atrairá ainda mais emrpesários com interesse em investir na cidade”, contou o secretário. O projeto do Aeroporto Executivo foi aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o prefeito Maguito Vilela decretou recentemente que área, na região Leste e próximo ao futuro câmpus da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde será construído o empreeendimento seja uma Zona Aeroportuária. A construção do aeroporto será custeado totalmente pela iniciativa privada.

Segundo o secretário há cerca de 100 empresários que desejam investir em Aparecida. Empresas nacionais de renome e que no momento a secretaria estuda áreas para concretizar a implantação da empresa na cidade.

E para abrigar toda a demanda de industrias e empresas que se instalam em Aparecida, estão sendo implantados diversos pólos na cidade, sendo um de lojística, um atacadista, um parque tecnológico, um pólo privado, um polo do Estado e um polo de micro e pequenas empresas.

“Esses polos, quando estiverem dotados de toda a infraestrutura necessária, abrigarão cerca de 500 novas empresas. Isso gera arrecadação para a cidade e mais emprego e renda para a população”, concluiu o secretário.

Crescimento econômico reflete na geração de mais empregos

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Aparecida está com 1,1 mil vagas de emprego abertas em 48 ocupações diferentes. O maior número de vagas disponíveis são para atendente de telemarketing (500 vagas), auxiliar de linha de produção (102 vagas) e operador de máquinas fixas (66 vagas).

Segundo o Secretário de Trabalho, Emprego e Renda de Aparecida, Adriano Montovani, o SINE oferece semanalmente até 2 mil vagas de emprego em empresas do município, no entanto, nem todas são preenchidas rapidamente. O problema, de acordo com o secretário, é a falta de qualificação. “Estamos trabalhando em projetos onde o foco é a especialização do trabalhador aparecidense nas áreas de interesse do empresariado como Informática, Corte e Costura e eletricista”, avalia.

Os interessados em se qualificar e/ou preencher uma das vagas oferecidas pelo SINE devem comparecer a a qualquer unidade do órgão em Aparecida (Rua 11 de maio, Centro ou Avenida W5, quadra 25, lote 23, no Jardim Olímpico), com a carteira de trabalho. Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones: 3545 6009 ou 0800 646 0157. “Lembramos que além do encaminhamento ao mercado de trabalho, também abrimos requerimento de seguro-desemprego e fazemos emissões de carteiras de trabalho”, explica o coordenador do SINE Santa Luzia, Clevis Rodrigues.

PRONATEC – Para diminuir o déficit de vagas em aberto e qualificar o trabalhador para o mercado de trabalho, a Prefeitura estabeleceu parcerias com o Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Uma delas, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), já certificou dez turmas desde o início dos cursos e são ministrados no Instituto Federal Goiano (IFG) – Unidade Aparecida.

O Plano Territorial de Qualificação (Planteq), outra parceria com o Governo Federal, também qualificou dezenas de jovens e adultos de 18 a 29 anos no final de 2013. Os cursos foram executados pela Associação Goiana de Atualização e Realização do Cidadão (Agarc) nas áreas de Beleza e Estética, Operação de Microcomputadores, Corte e Costura e Eletricidade Predial e Residencial.

Para este ano, além dos cursos do Pronatec, a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda irá criar um Laboratório de Inclusão Digital com 25 computadores que funcionará no Centro Cultural José Barroso. “Nossa intenção é formar 600 alunos por ano neste Laboratório de Informática”, ressaltou Adriano Montovani.