Maguito inaugura vídeomonitoramento das escolas e Cmeis

9 de maio de 2017

Foto: Fabiano Araújo - Secom

Secretaria da Educação investiu R$ 2,3 mi na aquisição de 836 câmeras e demais equipamentos para proteger 73 unidades escolares

Aparecida de Goiânia, 16 de junho de 2014 – Para garantir a segurança dos alunos e dos funcionários da rede municipal de ensino e, ao mesmo tempo, zelar pelo patrimônio público, a Secretaria de Educação de Aparecida de Goiânia investiu R$ 2,3 milhões na instalação de câmeras de monitoramento e de sistema de alarmes. . A novidade foi apresentada pelo prefeito Maguito Vilela (PMDB) e o titular da pasta Domingos Pereira e o secretário da Defesa Social e Guarda Civil Municipal, Sargento Cachoeira. nesta quarta-feira, 18, na Central de Videomonitoramento, localizada na antiga sede da Prefeitura de Aparecida, no Centro histórico.

“O mecanismo de monitoramento ajuda a identificar eventuais ataques as escolas. Tudo o que está sendo captado pelas câmeras nas escolas será acompanhado por uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM), na central. É mais uma avanço para Aparecida”, afirmou o prefeito. Maguito anunciou que autorizou a Secretaria de Saúde a adotar o sistema nas unidades de saúde.

A partir de agora, 73 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), o almoxarifado e a sede da SME serão monitoradas 24 horas pelas câmeras de segurança.  Ao todo, foram instalados 876 equipamentos nas 73 unidades escolares em funcionamento. A instalação das câmeras foi feita de acordo com o tamanho das unidades escolares. Cada uma recebeu entre 8 e 16 equipamentos e sistemas de alarme que estarão diretamente ligados à Guarda Civil Municipal. Um investimento de R$ 2.350.000,00, que beneficiará diretamente os 35 mil alunos da rede municipal de ensino de Aparecida. “Havendo qualquer situação suspeita, além das imagens das câmeras, os alarmes deverão disparar e a base da Guarda Civil será automaticamente acionada. Em seguida, as equipes mais próximas à unidade afetada serão deslocadas”, explicou o secretário de Educação, Domingos Pereira.

O projeto de ampliação da segurança nas escolas inclui ainda o seguro de todos os prédios e bens públicos da rede municipal de ensino e a extensão de todos esses benefícios às demais unidades que serão inauguradas a partir do próximo semestre. “Vamos trabalhar juntos para dar tranquilidade e segurança para as unidades escolares. A expectativa é zerar os roubos nessas escolas”, assegurou o secretário de Defesa e Guarda Civil.

O secretário de Licitação e Compras e secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), responsável pela implantação e gerenciamento da Central de Vídeomonitoramento de ruas, avenidas e praças da cidade, coronel Raul Coutinho Neto, explicou que a implantação das câmeras nas escolas é mais uma inovação da gestão do prefeito Maguito Vilela. “A determinação do prefeito Maguito Vilela é de sempre utilizar a inteligência e a tecnologia para proteger o patrimônio público e a segurança pública em geral, mesmo não sendo competência da esfera pública municipal”, arrematou o secretário.