Ministério da Saúde avalia pedidos de prefeitos do g100

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 28 de janeiro de 2013 – Em reunião presidida pelo prefeito de Aparecida de Goiânia e vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para Assuntos das Cidades Populosas com Alta Vulnerabilidade Socioeconômica (g100), Maguito Vilela (PMDB), nesta segunda-feira, 28, no Hotel San Marco, em Brasília, representantes do Ministério da Saúde informaram que estão estudando as reivindicações listadas pelos prefeitos no ofício entregue ao ministro Alexandre Padilha na semana passada.

O ministro, que inicialmente participaria da reunião mas teve que se dirigir à Santa Maria (RS), foi representado por Odorico Monteiro, secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, e Mozart Sales, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. “Eles citaram exemplos de outros países que já realizam  a contratação de médicos formados no exterior para suprir suas demandas o que, de certa forma, nos deixa otimistas e demonstra que estamos pedindo algo perfeitamente viável”, avalia Maguito Vilela.

A principal reivindicação feita pelos prefeitos da FNP ao Ministério da Saúde é a adoção imediata de medidas cabíveis para a contratação de médicos formados em outros países, atendendo prioritariamente os municípios do g100. A justificativa é que a ampliação do número de vagas em cursos de medicina e abertura de novas faculdades é uma solução mais demorada. Os prefeitos também pediram o aumento do número de vagas nas residências médicas; a criação de mais vagas para os cursos de graduação em medicina; a instituição do serviço civil obrigatório para todas as profissões em saúde para os alunos egressos das universidades públicas, entre outras medidas.

O assunto será aprofundado durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, que começou nesta segunda-feira, 28, e se estenderá até quarta-feira, 30. Além de soluções para os problemas enfrentados pelo município na área da Saúde, a reunião do g100 foi marcada pela apresentação de diretrizes do Programa Nacional de Microcrédito (Crescer) da Caixa Econômica Federal; pela assinatura de contrato com a Delegação da União Européia no Brasil, que será co-financiadora do projeto da FNP, de combate à pobreza nos municípios do g100; e a assinatura do protocolo de intenções do BNDES que também prioriza estes municípios.

SECRETÁRIOS – Amanhã, 29, paralelamente à programação para prefeitos, o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas terá parte das atividades dedicadas aos demais gestores municipais. Com o intuito de aproveitar ao máximo a assessoria direta de ministros e membros do Governo Federal, Aparecida de Goiânia terá seis representantes, os secretários Afonso Boaventura (Administração), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Ronnie Barbosa (Trabalho e Emprego), Jório Rios (Regulação Urbana), Geoliano Lima (Administração) e Euler de Morais (Governo).

O encontro oportunizará oficinas técnicas sobre o sistema de convênios e outros instrumentos de modernização administrativa, e apresentação de boas práticas de municípios e consórcios públicos intermunicipais em diversas áreas. Orientação dos programas federais que podem ser acessados pelas prefeituras e assistência direta e presencial dos ministros do Governo Federal também farão parte da programação.