Na Semana da Enfermagem, Aparecida de Goiânia destaca o trabalho essencial dos profissionais do setor

Por Polliana Martins

13 de maio de 2020

Por Polliana Martins

13 de maio de 2020

Foto: Wigor Vieira

Na terça-feira, 12 de maio, celebra-se o Dia do Enfermeiro, e entre os dias 12 e 20 deste mês comemora-se a Semana da Enfermagem, datas que homenageiam as mulheres e os homens que atuam em diversas frentes da Saúde dedicando-se a cuidar das pessoas. “Em tempos de pandemia de Coronavírus, o esforço desses trabalhadores é ainda mais crucial e os expõe ao risco de contaminação, já que muitos estão na linha de frente do socorro à sociedade”, ressalta o prefeito Gustavo Mendanha. Ele e o secretário Municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, aproveitam a data para agradecer o empenho e enaltecer a dedicação da categoria na proteção da vida humana.

“Estendo meu abraço cheio de gratidão e respeito a todos os enfermeiros e técnicos da área aqui de Aparecida, heróis anônimos e altamente capacitados que acompanham pacientes de várias complexidades, lideram equipes, tomam decisões fundamentais e preparam estratégias para confortar, tratar, ajudar e salvar as pessoas. Eu tenho muito orgulho desses trabalhadores que não podem parar e que enfrentam todos os dias desafios que a maioria das pessoas não suportaria”, enfatiza o prefeito Gustavo.

O secretário Alessandro Magalhães ressalta que os profissionais da Enfermagem são fundamentais também na “melhoria da qualidade de vida e na prevenção de doenças e agravos das pessoas, na humanização do atendimento, na pesquisa e no ensino, na busca por cada vez mais eficiência em todos os níveis da Atenção à Saúde.” Ele ainda acrescenta que a área, majoritariamente formada por mulheres em todo o País, reúne pessoas voltadas para cuidar da vida humana com muita proximidade e sensibilidade: “Todos devem ter amor e respeito pela vida, mas nos acostumamos a associar essa imagem de dedicação aos profissionais da Enfermagem por seu caráter de maior permanência junto aos pacientes. É uma profissão de extremo valor humanitário. Como médico e gestor de Saúde Pública, sou extremamente grato a esses trabalhadores de grande coragem. ”

Enfermagem em tempos de pandemia

A enfermeira Lara Morgana dos Reis, que trabalha na UBS Pontal Sul 2 e é servidora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desde janeiro de 2015, frisa que ama a profissão e que “o trabalho da Enfermagem no enfrentamento ao Coronavírus é de extrema importância, seja na orientação correta e na sensibilização da população quanto às mudanças de hábitos, como o uso de máscaras, a lavagem correta das mãos e os cuidados de higiene básica, seja no primeiro contato do paciente, na criação de um vínculo, no acompanhamento e na contenção da disseminação da doença. Estamos na linha de frente e por isso somos a classe que mais está adoecendo em nosso País. ”

Já a técnica e graduanda em Enfermagem Aparecida Rocha Macedo Sousa, que trabalha na SMS desde outubro de 2014, atualmente atuando na UBS Buriti Sereno, reforça que o papel da profissão sempre “foi muito grandioso, de se doar ao próximo com muito cuidado e amor, e, nessa pandemia, nossa entrega tem sido ainda maior. Temos nos colocado em risco por um bem maior, que é a proteção à comunidade. Esbanjamos dedicação e carinho para que tudo passe logo”.

Profissão secular sem fronteiras

A diretora da UBS Buriti Sereno, a enfermeira Grace Charles Chelala, graduada no Líbano e com diploma revalidado no Brasil, que faz parte da Cruz Vermelha (Rede humanitária mundial destinada a proteger as vidas e a saúde das populações, sobretudo durante conflitos armados e outras emergências) Libanesa, afirma que “a Enfermagem é a atividade de cuidar incondicionalmente, sem medir esforços, pronta a ajudar o próximo. Sempre foi assim, através dos séculos, nas guerras e nas pandemias, seja nos hospitais, UPAs, UBSs, SAMU, Bombeiros, na Cruz Vermelha e em quaisquer outras frentes. É uma profissão humanitária sem limites e sem fronteiras.”

Origem da Data

O dia 12 de maio foi escolhido como o Dia do Enfermeiro em homenagem a Florence Nightingale, célebre profissional e reformista social britânica nascida em 12 de maio de 1820, há 200 anos, e que ficou conhecida na Inglaterra como “A dama com a lanterna” porque dormia pouco e circulava entre as camas dos pacientes à noite com uma única lâmpada iluminando o caminho. Florence foi fundamental para estabelecer novas regras de saneamento que até hoje são consideradas essenciais.

No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40 em homenagem a Florence e também a Anna Nery, pioneira da Enfermagem no Brasil no século XIX e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares. A História da Enfermagem tem também muitas outras personagens famosas e pioneiras, como Olga Verderese, Rachel S. Haddock Lobo, Madre Marie Domineuc, Dorothea Orem, Waleska Paixão, Glete de Alcântara, Wanda Horta, Imogene King, Ivone Lara e Maria Rosa Sousa Pinheiro, dentre outras.