Obras de mobilidade urbana avançam em Aparecida de Goiânia

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Valdir Antunes

Moradores do Parque América e região comemoram intervenções na Avenida São João

Aparecida de Goiânia, 24 de maio de 2016 – As obras da Prefeitura de Aparecida de Goiânia avançam na Avenida São João. O projeto do novo eixo, que recebeu recursos do Governo Federal, através do PAC da Mobilidade Urbana, prevê a duplicação e ampliação do logradouro, totalizando 3,5 quilômetros, com ciclovia no canteiro central, bem como a construção de ponte sobre o Córrego Santo Antônio, com 31 metros de extensão, bueiro e interligação com o Anel Viário.

Segundo o secretário municipal de Controle Interno, André Luis Ferreira da Rosa, as intervenções devem ser concluídas em até oito meses. O investimento, segundo ele, é de R$ 16,5 milhões. “As obras já foram iniciadas. Estamos fazendo a limpeza da pista para viabilizar a pavimentação. A duplicação deve começar a receber o asfalto em 30 dias. Com relação à ponte, estamos na fase de fundação”, detalha.

Acesso facilitado

Além de chamar a atenção de quem transita pelo local, as obras são motivo de comemoração para moradores do bairro planejado Parque América e proximidades. “Resido nessa região há 15 anos e creio que as intervenções vão facilitar muito o acesso e o fluxo de trânsito. Também acredito que elas vão influenciar positivamente na valorização do meu imóvel”, comenta o contador e advogado, Renato Rodrigues, 39, morador do Condomínio Caribe, no Parque América. 

A gerente de performance energética, Karina Bispo Lelis, 29, é outra moradora do Parque América que está ansiosa pelas mudanças. “Com a duplicação da via, vou economizar tempo e combustível. Trabalho no Setor Nova Suíça e tenho de dar muitas voltas para chegar até o meu emprego. O mesmo ocorre no percurso que preciso fazer para visitar meus familiares, que moram perto do Anel Viário. Penso que as obras vão impactar diretamente na mobilidade urbana”, opina.

O diretor da Tropical Urbanismo e Incorporação, Antonio Carlos da Costa, avalia que as intervenções vão contribuir para o crescimento ordenado da cidade. “Aparecida de Goiânia está na dianteira se comparada com o restante do País. A gestão de Maguito Vilela é um exemplo de que, com seriedade, é possível promover o desenvolvimento sustentável. As obras estruturantes são essenciais para viabilizar bairros planejados dentro do formato work, live and play – a exemplo do Parque América -, que solucionam a questão dos vazios urbanos na cidade e proporcionam maior qualidade de vida”, pontua.

Para Antonio Carlos da Costa, os investimentos em infraestrutura contribuem para atrair mais empreendedores para o município, gerando trabalho e renda para a população. “É por essas e outras que Aparecida de Goiânia tem conseguido driblar a crise econômica e manter saldo positivo de empregos formais”, ressalta.

Eixos estruturantes

O secretário municipal André Luis Ferreira da Rosa lembra que as obras na Avenida São João não são as únicas que beneficiam a mobilidade na região. Ele cita que, em 2013, foi inaugurado o Eixo Norte-Sul 3 (NS03), via que liga o centro do município, passando pelo Polo Empresarial e Região da Vila Maria, chegando por fim na Avenida São Paulo. “Antes, o acesso à região se dava pela BR-153. A NS03 retirou cerca de 5 mil veículos/dia da rodovia federal, reduzindo, assim, o número de acidentes”, frisa.

O NS03 faz parte do Programa de Reestruturação Viária da Bacia do Ribeirão Santo Antônio de Aparecida de Goiânia, o qual contempla dois outros eixos estruturantes: o Eixo Norte-Sul 1 e 5, que devem ser concluídos no segundo semestre de 2016. O NS01 terá 13,5 quilômetros de extensão e ligará o setor Jardim Bela Vista ao Polo Industrial do município, passando pelos bairros Santa Luzia, Chácara São Pedro, Jardim dos Buritis, Conjunto Mabel e Retiro do Bosque, interligando a região leste ao centro do município.

Já o NS05 beneficiará a região oeste de Aparecida interligando setores como Cardoso, Cidade Vera Cruz, Estrela do Sul e Jardim Helvécia, ao Anel Viário e à Avenida Rio Verde. O investimento no Programa de Reestruturação Viária da Bacia do Ribeirão Santo Antônio de Aparecida de Goiânia é de R$ 100 milhões. O recurso foi adquirido por meio de financiamento junto à Corporação Andina de Fomento (CAF)/Banco de Desenvolvimento da América Latina. “A contrapartida da Prefeitura inclui obras de asfalto, água, esgoto e infraestrutura do Parque Tecnológico, que somarão valor semelhante ao do financiamento”, calcula André Luis Rosa.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)