Optometristas buscam apoio da Prefeitura para regularizar a profissão em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Solicitação foi feita durante reunião entre a classe de profissionais e o secretário de Governo Euler de Morais

Aparecida de Goiânia, 13 de agosto de 2015 –  O secretário de Governo e Relações Institucionais Euler de Morais recebeu na manhã desta quinta-feira (13) a visita de optometristas, na sede da Prefeitura. A classe veio solicitar o apoio da Prefeitura na emissão do alvará que autoriza a atividade profissional no município. O grupo de optometristas apresentou ao secretário documentos para que a gestão avalie a importância da profissão. O encontro foi articulado pela vereadora Cybelle Tristão (PSDB), que também participou da reunião.

A regulamentação visa não só a livre atividade profissional, mas também suprir a demanda do Sistema Único de Saúde (SUS), já que falta profissionais especializados, principalmente, nos casos de falhas de refração e prescrição de lentes, sem aplicação de medicação ou tratamentos cirúrgicos, que é a principal atribuição do optometrista.

“A reinvindicação dos optometristas é legítima, por isso iremos avaliar o lado técnico, profissional e jurídico dessa situação, contextualizando com a política de saúde do município”, destacou Euler de Morais. Segundo o secretário, é importante a realização de audiências públicas na câmara municipal para discutir a situação junto ao poder público e com a participação da comunidade.

De acordo com o optometrista Forlan Wil de Araújo a profissão possui reconhecimento em muitos países. Além disso, o profissional deixou de ter uma formação técnica e passou a ter uma formação superior, o que garante ainda mais a responsabilidade da profissão com a saúde de seus pacientes. “O oftalmologista estuda uma carga horária muito pequena no que diz respeito a função do optmetrista, cerca de apenas 60 horas, em relação às outras atribuições de oftalmologia, enquanto o optometrista estuda durante uma graduação inteira sobre isso”, explicou.

Atualmente existem 350 profissionais optometristas em todo Estado, sendo que 25 destes estão em Aparecida. Segundo o grupo, a atuação dos profissionais no município desafogaria a demanda por oftalmologista, já que 70% dos pacientes que consultam o oftalmologista são para identificar falhas de refração e a necessidade de uso de lentes de contato ou óculos, procedimento que também pode ser feito pelos optometristas.

“Muitas vezes algumas pessoas ficam anos esperando para realizar um exame de vista e outras que possuem urgência de atendimento com oftalmologista, como é o caso de pacientes com glaucoma ou catarata, também esperam porque estão atrás na fila de pessoas que precisam apenas de óculos ou lente”, completa Forlan Wil de Araújo.

O grupo fez questão de ressaltar a importância das duas profissões e afirma que os optometristas não querem “tomar o lugar” dos oftalmologistas. “Sabemos que o principal entrave da classe médica em aceitar nossa profissão é a disputa mercadológica. Mas somos profissionais reconhecidos pela Organização Mundial do Trabalho, temos nossa função e estudamos para exercê-la”, concluiu o optometrista Forlan.