Prefeitura analisa com moradores projeto de revitalização do Cemitério Municipal

Por Allan David

29 de agosto de 2019

Por Allan David

29 de agosto de 2019

Foto: Wigor Vieira

Intenção, além de preservar a memória póstuma dos moradores sepultados no local, é de transformar o espaço num museu a céu aberto

A Prefeitura de Aparecida deu sinal verde para a elaboração de um projeto que busca revitalizar o Cemitério Municipal e fazer dele um museu a céu aberto. O objetivo, em primeiro plano, é de preservar a memória dos pioneiros que contribuíram com a fundação da cidade, sejam eles personalidades públicas ou anônimas. A intenção também é de tornar o espaço público, no Setor Central, um dos locais mais visitados da cidade, atraindo visitantes.

O prefeito Gustavo Mendanha confirmou o aceno favorável da administração municipal ao projeto. Após ouvir, nesta quarta-feira, 28, sugestões de membros de 13 famílias que ajudaram a fundar Aparecida de Goiânia, o gestor municipal frisou que esse trabalho será feito a quatro mãos, com aval e ajuda da população.

“Cemitério é um museu a céu aberto. E existem muitos cemitérios no mundo que são mais visitados do que pontos turísticos, até pelo fato de representarem um marco histórico da cidade”, comentou Gustavo Mendanha. Paris, na França, e a capital argentina, Buenos Aires, têm cemitérios famosos, que ilustram bem a afirmação do prefeito. Carregado de obras de arte, o cemitério parisiense do Père-Lachaise, por exemplo, é o mais visitado do mundo.

As ações que estão sendo previstas no projeto contemplam a restauração de lápides, o remodelamento do paisagismo do cemitério e a instalação de estruturas que propiciem a montagem de exposições itinerantes no local. É cogitada também a possibilidade de levar apresentações musicais para dentro do cemitério, bem como de preparar profissionais para conduzir visitas guiadas.

Diversas secretarias estão engajadas na formatação do projeto. É um trabalho conjunto no qual estão contribuindo também historiadores e servidores da Central de Óbitos do município. A pesquisadora da história de Aparecida Nilda Simone encabeça, com o professor Saga, da Casa de Artes, o grupo de profissionais que integram o braço científico desse projeto coletivo.

Nilda quer ajudar oferecendo à Prefeitura todo o acervo de documentos históricos que ela reuniu para escrever o livro Um olhar sobre Aparecida: história e cultura. A obra foi lançada em 2014. “Nosso propósito é chamar a atenção para as histórias bonitas de tantas pessoas que contribuíram com a cidade e que hoje estão enterradas no Cemitério Municipal”, disse a escritora. A professora Maria Gorete Siqueira Souza concordou com Nilda e foi além: “Não existe um povo sem história. Ali [no cemitério] está a nossa história”, finalizou.