Prefeitura de Aparecida mantém compromisso financeiro com servidores municipais

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Valdir Antunes - Secom

Folha de julho foi quitada na manhã desta sexta-feira (31). Valorizar os servidores, que também colaboram com a transformação da cidade, é compromisso da atual gestão.

 

Aparecida de Goiânia, 31 de julho de 2015 – A Prefeitura de Aparecida realizou o pagamento dos servidores públicos dentro do mês trabalhado, apesar do momento econômico enfrentado pelo país. A informação é do secretário de Fazenda do município, Carlos Eduardo de Paula Rodrigues. A folha de julho foi quitada nesta sexta-feira (31). O secretário relacionou o bom desempenho das contas públicas à política de gestão fiscal do município desenvolvida desde o início da administração do prefeito Maguito Vilela, em 2009.

“Temos feito nossa tarefa de casa desde o início da atual gestão. Prova disso, é a boa colocação de Aparecida no índice Firjan de gestão fiscal, nos últimos três anos seguidos, que mostra a forma como os tributos pagos pela sociedade são administrados pelas prefeituras”, destacou o secretário Carlos Eduardo de Paula.

Além da folha paga sempre dentro do mês trabalhado, Aparecida também está em dia com seus fornecedores e investimentos. De acordo com Carlos Eduardo não há notícias de nenhum outro município nessa situação. “O preço do equilíbrio é o eterno controle das contas públicas e é assim que Prefeitura tem feito, buscando gerir os recursos públicos equilibrando receitas, despesas e investimentos”.

Em junho deste ano a Prefeitura de Aparecida de Goiânia foi considerada pelo ranking nacional do Índice de Gestão Fiscal da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (IFGF), como o município mais bem administrado no Estado de Goiás e o 21° em todo o país. Com dados oficiais de 2013 – últimos disponíveis – a terceira edição do IFGF avaliou a situação fiscal de 5,2 mil municípios brasileiros onde vivem 96,5% da população.

O objetivo do índice é avaliar a qualidade da gestão fiscal dos municípios brasileiros e fornecer informações que auxiliem os gestores públicos na decisão de alocação dos recursos. O índice varia de 0 a 1, sendo que, quanto maior a pontuação, melhor a situação fiscal do município. Cada um deles é classificado com conceitos que vão de A (Gestão de Excelência, com resultados superiores a 0,8 ponto) a D (Gestão Crítica, inferiores a 0,4 ponto).

“Em todas edições divulgadas pela Firjan, Aparecida despontou. Esta é a melhor posição alcançada pelo município desde que o estudo começou a ser realizado em 2006. Com o apoio e a confiança do prefeito Maguito Vilela na equipe responsável pela gestão fiscal parabenizamos cada cidadão aparecidense e ao mesmo tempo cada membro da administração municipal”, comemorou o secretário municipal da Fazenda.

O estudo é composto por cinco indicadores: Receita Própria, que mede a dependência dos municípios em relação às transferências dos estados e da União; Gastos com Pessoal, que mostra quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, em relação ao total da receita corrente líquida; Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita corrente líquida; Liquidez, que verifica se as prefeituras estão deixando em caixa recursos suficientes para honrar suas obrigações de curto prazo e Custo da Dívida, correspondente às despesas de juros e amortizações em relação ao total das receitas líquidas reais.

Aparecida ficou acima da média dos municípios goianos em todos os quesitos alcançando um índice de 0,7934. “O município conseguiu a nota máxima nos quesitos ‘investimentos’ e ‘liquidez’, isso demonstra que a atual gestão tem condições de honrar seus compromissos e assumir novos financiamentos, se achar necessário”, afirmou o secretário. Além dos ótimos índices alcançados, Aparecida figura à frente de todas as capitais brasileiras, com exceção da cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)