Folha de julho foi quitada na manhã desta sexta-feira (31). Valorizar os servidores, que também colaboram com a transformação da cidade, é compromisso da atual gestão.
Aparecida de Goiânia, 31 de julho de 2015 – A Prefeitura de Aparecida realizou o pagamento dos servidores públicos dentro do mês trabalhado, apesar do momento econômico enfrentado pelo país. A informação é do secretário de Fazenda do município, Carlos Eduardo de Paula Rodrigues. A folha de julho foi quitada nesta sexta-feira (31). O secretário relacionou o bom desempenho das contas públicas à política de gestão fiscal do município desenvolvida desde o início da administração do prefeito Maguito Vilela, em 2009.
“Temos feito nossa tarefa de casa desde o início da atual gestão. Prova disso, é a boa colocação de Aparecida no índice Firjan de gestão fiscal, nos últimos três anos seguidos, que mostra a forma como os tributos pagos pela sociedade são administrados pelas prefeituras”, destacou o secretário Carlos Eduardo de Paula.
Além da folha paga sempre dentro do mês trabalhado, Aparecida também está em dia com seus fornecedores e investimentos. De acordo com Carlos Eduardo não há notícias de nenhum outro município nessa situação. “O preço do equilíbrio é o eterno controle das contas públicas e é assim que Prefeitura tem feito, buscando gerir os recursos públicos equilibrando receitas, despesas e investimentos”.
Em junho deste ano a Prefeitura de Aparecida de Goiânia foi considerada pelo ranking nacional do Índice de Gestão Fiscal da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (IFGF), como o município mais bem administrado no Estado de Goiás e o 21° em todo o país. Com dados oficiais de 2013 – últimos disponíveis – a terceira edição do IFGF avaliou a situação fiscal de 5,2 mil municípios brasileiros onde vivem 96,5% da população.
O objetivo do índice é avaliar a qualidade da gestão fiscal dos municípios brasileiros e fornecer informações que auxiliem os gestores públicos na decisão de alocação dos recursos. O índice varia de 0 a 1, sendo que, quanto maior a pontuação, melhor a situação fiscal do município. Cada um deles é classificado com conceitos que vão de A (Gestão de Excelência, com resultados superiores a 0,8 ponto) a D (Gestão Crítica, inferiores a 0,4 ponto).
“Em todas edições divulgadas pela Firjan, Aparecida despontou. Esta é a melhor posição alcançada pelo município desde que o estudo começou a ser realizado em 2006. Com o apoio e a confiança do prefeito Maguito Vilela na equipe responsável pela gestão fiscal parabenizamos cada cidadão aparecidense e ao mesmo tempo cada membro da administração municipal”, comemorou o secretário municipal da Fazenda.
O estudo é composto por cinco indicadores: Receita Própria, que mede a dependência dos municípios em relação às transferências dos estados e da União; Gastos com Pessoal, que mostra quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, em relação ao total da receita corrente líquida; Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita corrente líquida; Liquidez, que verifica se as prefeituras estão deixando em caixa recursos suficientes para honrar suas obrigações de curto prazo e Custo da Dívida, correspondente às despesas de juros e amortizações em relação ao total das receitas líquidas reais.
Aparecida ficou acima da média dos municípios goianos em todos os quesitos alcançando um índice de 0,7934. “O município conseguiu a nota máxima nos quesitos ‘investimentos’ e ‘liquidez’, isso demonstra que a atual gestão tem condições de honrar seus compromissos e assumir novos financiamentos, se achar necessário”, afirmou o secretário. Além dos ótimos índices alcançados, Aparecida figura à frente de todas as capitais brasileiras, com exceção da cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)