Aparecida de Goiânia, 05 de agosto de 2015 – O prefeito Maguito Vilela recebeu na manhã desta quarta-feira (05) o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, e representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Em pauta, a parceria das entidades na implantação e execução de serviços e programas em Aparecida. O encontro foi realizado no gabinete do prefeito, na sede da Prefeitura.
O Senar faz parte do Sistema S do governo federal e oferece educação profissional e promoção social para todas as pessoas que desejam ampliar os conhecimentos em produtividade, melhorar a renda e a qualidade de vida no campo, com preservação ambiental. Dentre os projetos apresentados, o prefeito Maguito Vilela ressaltou três deles que podem ser facilmente executados no município pelo potencial econômico de Aparecida e pela organização social da cidade: agricultura urbana, piscicultura e o programa de recuperação e proteção de nascentes.
“Temos muito interesse nos programas do Senar. Nossa cidade abriga muitas nascentes, por isso é importante formar pessoas comprometidas em cuidar dos nossos recursos hídricos. Em relação à piscicultura, já estamos articulando com o ministro da Pesca a implantação da cultura pesqueira aqui na cidade. Com a agricultura urbana aproveitaremos melhor os espaços vazios, que são um grande problema do município. Desta forma vamos gerar emprego, renda e mais desenvolvimento”, explicou Maguito.
A agricultura urbana consiste na formação de pessoas para o cultivo de pequenas hortas, plantas frutíferas, cultivo protegido, mini estufas, viveirismo, floricultura e jardinagem. “Nossa missão é trabalhar nossos programas com preocupação ambiental, utilizando os recursos naturais com responsabilidade”, destacou o superintendente regional do Senar, Antônio Carlos Neves. A agricultura urbana pode ser feita em escolas, lotes baldios, pátios, canteiros, quintais, praças e parques, condomínios e prédios públicos.
A capacitação sobre o manejo na produção de peixes oferecida pelo Senar também será fundamental para Aparecida. Já que na última semana de julho de 2015, Maguito e a secretária de Projetos e Captação de Recursos, Valéria Pettersen, estiveram com o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho. Na ocasião o prefeito pediu o apoio na implantação de um Arranjo Produtivo Local (APL), projeto que tem o objetivo de incentivar a formação de cooperativas de criação de peixes no município e poderá garantir emprego e renda para chacareiros e moradores de regiões rurais da cidade.
Segundo Valéria Pettersen um grupo de trabalho será formado para discutir e elaborar o projeto base. “Enquanto isso os vereadores podem criar e aprovar a lei que regulamenta a atividade e dispõe de obrigações e responsabilidades com o meio ambiente”, pontuou Valéria sobre a piscicultura.
Para José Mario Schreiner, o próximo passo é realizar o mapeamento detalhado de todas as demandas do município na área rural. “Com essas informações a gente conhece as necessidades do município e aplicamos nossos programas aqui, independente da modelagem, a gente encaixa com as demandas. É só criar espaços onde poderão ser realizados os cursos”, disse o presidente da Faeg.
Sistema S – Termo que define o conjunto de organizações das entidades corporativas voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica, que além de terem seu nome iniciado com a letra S, têm raízes comuns e características organizacionais similares.
Fazem parte do sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). Existem ainda os seguintes: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); e Serviço Social de Transporte (Sest).
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)