Aparecida de Goiânia, 26 de maio de 2017 – Técnicos da Prefeitura de Aparecida foram convidados a palestrar em acontecida na manhã desta sexta-feira (26) de evento promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Goiás (CREA) a respeito da destinação inteligente de resíduos sólidos na construção civil. A 1ª Reunião Técnica Sobre Utilização de Agregados Recicláveis teve a finalidade de discutir maneiras adequadas de viabilizar coleta e reciclagem, transformando-os em material a ser aplicado novamente em diversos pontos da cadeia da construção.
O evento – que aconteceu na sede do conselho regional, em Goiânia – discutiu soluções para problemas cada vez mais comuns, como a mistura de lixo com materiais que podem ter destinações nobres. “É importante a participação dos municípios em assuntos desta natureza. Com certeza temos muito o que contribuir na utilização de agregados de forma a minimizar impactos gerados ao meio-ambiente” – conta um dos palestrantes do evento, o engenheiro Ulysses Sena, diretor de Obras da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).
“É cada vez mais importante a adoção de medidas relacionadas à gestão dos resíduos da construção civil. Uma questão básica é a reciclagem dos resíduos da construção civil e a viabilidade de sua aplicação. O lançamentos em aterros sanitários são soluções caras e inadequadas. O descarte de materiais que deveriam ter outras classificações é um sintoma visível de descaso” – pontua o presidente do órgão, Francisco Almeida. A reunião também teve a finalidade de discutir as maneiras de promover a sustentabilidade ambiental da cadeia produtiva com processos economicamente viáveis e aplicações competitivas.
Também foi demonstrado no evento as formas de inserção dos agregados recicláveis nas principais tabelas de engenharia utilizadas pela Prefeitura. “Além de proporcionar redução de impactos ambientais, a utilização de agregados recicláveis também minimiza os custos aplicados em nossas obras, uma vez que possuem mesma qualidade técnica e custos mais acessíveis” – explica Roberto Lemos, superintendente de Engenharia da Seinfra.
Referência
Um decreto assinado em agosto de 2016 pelo ex-prefeito Maguito Vilela determina a utilização de agregados reciclados oriundos de resíduos da construção civil e demolição em obras e serviços de engenharia realizadas pela Prefeitura de Aparecida. Os projetos passam a aderir uma porcentagem do material.
Agregados reciclados são resíduos de construção e demolição como tijolos, blocos, telhas e concreto que podem ser reutilizados em obras como pavimentação, calçadas, meio-fio e etc. Conforme a lei Municipal nº 3.297/2015 que institui o Plano Municipal de Saneamento e Resíduos Sólidos, cabe ao município a responsabilidade sobre a gestão dos resíduos da construção civil.
O decreto foi o primeiro passo para regulamentar formas de uso, transporte e reaproveitamento deste tipo de material. A ideia é desperta na população o espírito de consciência ambiental através da criação de eco-pontos para o descarte regular dos dejetos. Atualmente duas empresas localizadas no Pólo Empresarial realizam a reciclagem de resíduos sólidos.
Além disso, o município de Aparecida foi um dos primeiros do país a se adequar à Política Nacional de Resíduos sólidos, instituída pela Lei Federal n° 12.305/2010. Em janeiro de 2014, nosso Aterro Sanitário adequado a todas as normas vigentes e agora, somente é permitida a entrada de pessoas autorizadas no local.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)