Presidente do Senado do Haiti elogia Aparecida por acolher imigrantes haitianos

Por Rodrigo Augusto

31 de outubro de 2019

Foto: Wigor Vieira

Senador haitiano Carl Murat Cantave visitou grupo de haitianos no Setor Expansul e se encontrou com prefeito Gustavo Mendanha na Cidade Administrativa

É de braços abertos que Aparecida de Goiânia recebe centenas de imigrantes haitianos. Fugindo da crise econômica que assola o país da América Central, milhares de haitianos buscam abrigo no Brasil. Em Aparecida, 980 foram acolhidos e estão recomeçando a vida longe da terra natal.

Com auxílio da prefeitura, através de programas sociais, muitos haitianos conseguiram colocação no mercado de trabalho, regularizaram a documentação exigida para permanecerem no Brasil, matricularam os filhos em escolas, iniciando uma nova caminhada em segurança para manterem suas famílias.

O trabalho de acolhimento da Prefeitura de Aparecida foi elogiado na noite desta quarta-feira ,30, pelo presidente do Senado haitiano, Carl Murat Cantave, que foi recebido na Cidade Administrativa pelo prefeito Gustavo Mendanha e pelo vice-prefeito Veter Martins. “É uma alegria estar aqui e fico muito feliz por vocês receberem muito bem nossos irmãos haitianos. Lhe agradeço por tudo que sua administração tem feito pelos haitianos em Aparecida, prefeito! Antes de chegar aqui na prefeitura eu estive com um grupo de haitiano e eles me disseram que estão bem, que estão estudando e trabalhando aqui”, disse o político haitiano durante encontro com Mendanha.

Anfitrião do encontro, o prefeito Gustavo Mendanha detalhou as ações realizadas com objetivo de ajudar os haitianos e reiterou que a administração municipal está à disposição para continuar contribuindo. “É um prazer recebê-los, Aparecida recebe todos de braços abertos independente da nacionalidade. Fazemos tudo dentro da legalidade para acolher todos que precisam de nossa ajuda em nossa cidade”, destacou Gustavo ao senado Carl Cantave.

O senador haitiano estava acompanhado do pastor da Igreja Metodista do Setor Expansul, Nodieu Dorval, que realiza trabalhos sociais com cerca de 600 imigrantes que moram no bairro e região e é presidente da Associação de Haitianos no Brasil (AHB). “Trabalhamos com os haitianos há cinco anos no Expansul. Trabalhamos com a evangelização, ensinando as coisas da bíblia e também auxiliando para que eles possam emitir documentos e resolver outras coisas. A prefeitura nos ajuda muito em tudo que solicitamos”, apontou o líder religioso durante visita ao prefeito.

“Fazemos um trabalho de assessoria, acompanho eles nas dificuldades que eles têm. Fazemos a ponte entre os haitianos e os órgãos como prefeitura, governo do Estado, Polícia Federal e outros. Auxiliamos em questões de saúde, emprego e documentação. Fizemos algumas reuniões com representantes da prefeitura e desde então estreitamos laços com objetivo de ajudar esses refugiados que estão em Aparecida”, pontua o advogado da Associação dos Haitianos no Brasil, Edson Rodrigues Machado.

O trabalho de acolhimento aos haitianos em Aparecida é norteado em seis eixos pela prefeitura: Saúde, Assistência Social, Educação, Trabalho e Renda, Habitação, Igualdade Racial e Direitos Humanos. As primeiras reuniões que deram início ao projeto ‘Políticas de Atenção aos Haitianos’ foram realizadas em janeiro de 2017 quando o prefeito Gustavo Mendanha recebeu um grupo de imigrantes e formalizou a criação de um grupo de apoio.