Programa Brasil Mata Viva é apresentado a gestão municipal de Aparecida

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Carlos Alexandre - Secom

Articulação de empresas e instituições, objetivo do projeto é pagar por serviços ambientais e garantir sustentabilidade

Aparecida de Goiânia, 19 de janeiro de 2015 – O secretário de Governo e Integração Institucional, Euler de Morais, recebeu na tarde desta segunda-feira, 19, representantes do Programa Brasil Mata Viva (BMV), que incentiva produtores rurais e donos de propriedades próximos às Unidades de Conservação com recursos para pagamento pela preservação ambiental. “Aparecida tem um potencial enorme e pode aderir a este projeto. São centenas de empresas instaladas no município que precisam compensar o impacto no meio ambiente e podem se beneficiar de incentivos fiscais”, ressalta o secretário.

A coordenadora do Brasil Mata Viva, Maria Tereza Umbelino, explicou o objetivo do projeto que, segundo ela, caracteriza o pagamento de serviço ambiental como atividade econômica, o que favorece o município. “É uma oportunidade de desenvolvimento para a gestão, para as empresas que veem sua imagem positiva perante a responsabilidade ambiental que elas exercem e para a comunidade que vê garantida a sua qualidade de vida”, argumenta.

O secretário de Governo e Integração solicitou aos responsáveis pelo programa que encaminhem uma proposta ao município para que o projeto seja operacionalizado. Participaram da reunião os secretários Jório Rios (Regulação Urbana), Fábio Camargo (Meio Ambiente), Ralph Vicente (Indústria e Comércio), Carlos Eduardo Rodrigues (Fazenda) e o superintendente da Defesa Civil, Juliano Cardoso.

Brasil Mata Viva – O BMV nasceu da articulação de pessoas e instituições na busca de um padrão de sustentabilidade que alinhasse os elos ambiental, social e econômico de forma consistente e que tivesse como resultado um modelo sustentável de atuação em suas áreas de influência. O projeto é focado na preservação da vida e valorização do trabalho do homem que vive das áreas rurais.

O programa é sustentado por meio de Unidades de Créditos de Sustentabilidade (UCSs), que são unidades de monetização geradas a partir da aplicação e verificação em comunidades rurais. Esses locais valorizam os recursos naturais existentes em carbono equivalente, bem como a proteção do bioma e serviços de preservação fornecidos pelos proprietários ou ocupantes de unidades rurais.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)