Protagonismo de Maguito na FNP propiciou parcerias estratégicas ao município

9 de maio de 2017

Foto: Arquivo FNP

Aparecida de Goiânia, 18 de novembro de 2016 – Desde quando foi convidado a assumir o posto de dirigente da Frente Nacional de Prefeitos, a FNP, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela – que também já ocupou os postos de governador de Goiás e senador da República – deu início de fato a um processo virtuoso de realização de obras estratégicas para o aumento significativo da qualidade de vida nos últimos anos e também para a consolidação de um inédito bem estar social na população do município. “Uma coisa acaba levando a outra. Quando se mistura conhecimento acumulado, credibilidade e vontade de modificar para melhor a realidade à sua volta, nada pode frear o resultado disso” – pontua o prefeito.

Tudo começou em 2011, quando a entidade representativa dos prefeitos o convidou oficialmente a assumir a liderança do novo grupo de trabalho que estava sendo formado dentro da agremiação, que tinha a missão de melhor representar aquelas grandes cidades do país que, justamente por não serem capitais, necessitavam de melhor interlocução junto às principais mesas de negociação e, desta forma, melhor representar seus interesses específicos. Surgia então o G-100, o grupo das cem cidades brasileiras, entre as não capitais, que contêm os maiores índices de densidade demográfica e também de vulnerabilidade social do Brasil.

A criação do G-100 atendia não apenas às necessidades dos próprios municípios, e da agenda municipalista brasileira, como também a vontade de fixar novo olhar às demandas mais urgentes dessas grandes cidades. A ideia era acelerar o preenchimento do enorme vácuo de serviços públicos existente no Brasil até então. Esta imensa coalisão de mentes em prol de soluções para os principais problemas das grandes cidades acabou embrionando alguns dos principais programas sociais do Governo Federal, como o Mais Médicos, Farmácia Popular, Brasil Sem Miséria e a expansão da rede de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Desta forma, Aparecida de Goiânia foi incluída no mapa de prioridades do Governo Federal. O primeiro resultado disso foi a conquista dos recursos para a construção dos 39 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) de Goiás que, entre outros, oferece os cursos de Arquitetura e de Engenharia Civil; e para a construção do campus da Universidade Federal de Goiás (UFG), que já está em sua fase final. Além do curso de Geologia, a UFG de Aparecida ofertará oito modalidades diferentes do curso Engenharia. A construção do Hospital Municipal de Aparecida, cujas obras serão concluídas até o final desta gestão, também é resultado deste novo olhar para um Brasil até então esquecido e que foi lembrado pelos dirigentes da Frente Nacional de Prefeitos.

O bom trânsito do prefeito Maguito Vilela em Brasília, tanto no Governo Federal quanto em âmbito parlamentar, o tornou um dos nomes mais importantes dentro da Frente Nacional de Prefeitos e a agenda municipalista brasileira. Com isso, em pouco tempo, seu nome já se fazia presente nas principais mesas de negociação composta entre representantes dos entes federados, responsável pela preparação de uma possível reformulação do Pacto Federativo. Isso acabou o levando para a Vice-Presidência da entidade e inserindo Aparecida de Goiânia como importante player neste cenário.

“Tive a honra de ser o primeiro prefeito de uma cidade que não pertence ao “Eixo Rio-São Paulo” a entrar para a direção da Frente Nacional de Prefeitos. Isto tem sido estratégico para a cidade de Aparecida. As portas foram abertas para que o próximo prefeito, Gustavo Mendanha, possa pleitear uma vaga na entidade. Ele é uma liderança nata e tem se articulado para poder ter a oportunidade de realizar um bom serviço também no âmbito da entidade. Várias são as demandas da agenda municipalista e o Gustavo está preparado para ajudar na mobilização para a aprovação dos principais projetos defendidos pela categoria. A começar pelo aumento do fundo de Participação dos Municípios (FPM)” – explica Maguito Vilela.

A viagem de ambos, Maguito Vilela e Gustavo Mendanha, à capital espanhola, Barcelona, para participar de importante evento voltado para soluções de Cidades Inteligentes, o Smart City Expo & World Congress; foi uma boa oportunidade para o próximo prefeito estreitar laços com os atuais dirigentes da FNP. A delegação de prefeitos brasileiros era composta por cinco dirigentes da entidade: José Fortunati (Porto Alegre), vice-presidente de Relações Institucionais; Vladimir Azevedo (Divinópolis), vice-presidente de Gestão Pública; Vinicius Farah (Três Rios), vice-presidente de Desenvolvimento Econômico Local; e Carlos Amastha (Palmas). A eleição que definirá o próximo quadro de dirigentes da categoria acontecerá em abril de 2017.