Saúde Municipal comemora o Dia do Homem com atendimentos para trabalhadores

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 13 de julho de 2015 – Para promover a saúde masculina na semana do Dia Nacional do Homem (15 de julho), a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) realiza, amanhã e quarta-feira, uma série de atendimentos e orientações para trabalhadores com o tema “O trabalho dignifica o homem mas é a saúde que o fortalece”. As atividades acontecerão na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Paraíso, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Durante os dois dias, os homens (principalmente trabalhadores das empresas da região) serão atendidos por 17 profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal administrativo) e serão feitos testes rápidos para doenças sexualmente transmissíveis, triagem para hipertensão e diabetes, vacinas do adulto, auricoloterapia (medicina alternativa oriental) , orientações sobre tabagismo, saúde sexual e reprodutiva e prática de exercícios laborais.

“Os homens ainda cuidam menos da própria saúde, como apontam estudos e pesquisas específicas. Isso faz com que eles vivam, em média, 8 anos a menos que as mulheres e tenham, muitas vezes, males graves diagnosticados tardiamente. Precisamos mudar isso e contamos com a sociedade organizada, a imprensa e as instituições de todas as áreas para contribuírem com a conscientização”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Vânia Cristina.

A coordenadora da Saúde do Homem, Patrícia Carvalho, explica que, como a Campanha deste ano é voltada para os trabalhadores, um público que não tem o hábito de buscar as unidades de saúde para cuidados e ações preventivas e que passa grande parte de seu tempo nos ambientes de trabalho, foi escolhida uma região com muitas empresas para a realização das atividades.

Além da UBS do Jardim Paraíso, todas as UBS de Aparecida receberam material informativo e devem realizar nesta semana ações direcionadas ao público masculino. Os interessados devem procurar as UBS mais próximas de suas residências.

O evento é promovido pela Diretoria de Atenção à Saúde por meio do Programa de Saúde do Homem e Coordenação da Estratégia Saúde da Família e conta com o apoio da Vigilância Sanitária (Coordenação de Saúde do Trabalhador), do Centro de Reabilitação de Aparecida de Goiânia (CRAG), da Vigilância Epidemiológica (Coordenação de DST/Aids e Hepatites Virais, Coordenação do Programa de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde, Programa de Controle do Tabagismo e Coordenação de Imunizações).