Serviço de roçagem é priorizado nos bairros com maior incidência de casos de dengue

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 23 de dezembro de 2015 – Como parte da força-tarefa que envolve diversas secretarias da administração, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia concentra o foco do trabalho de roçagem nos bairros do município que possuem maior incidência de focos do mosquito da dengue. Portanto, a pedido do Departamanto de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) o serviço será intensificado no Buriti Sereno, Garavelo I, Jardim Tiradentes, Colina Azul, Indepenência Mansões, Alto Paraíso, Jardim Olímpico, Jardim Tropical, Aeroporto Sul e Cidade Vera Cruz I.

A ação faz parte da estratégia de mobilização iniciada por determinação do prefeito Maguito Vilela quando assinou o decreto de nº 313/2015 declarando estado de emergência em saúde pública em Aparecida e criando um plano de ação de 90 dias para o combate ao mosquito Aedes Aegpypti no município. Dados da SMS indicam um aumento de 64% do número de casos em realação ao mesmo período do ano passado. Foram 10 mil casos comparados com os 16.400 atuais. “Nossas equipes estão centrando foco nestes locais de maior incidência. Estamos todos juntos neste esforço em conjunto do poder público e da sociedade para poder controlar este problema” – explica o secretário de Desenvlvimento Urbano, Rodrigo Caldas.

O objetivo do decreto assinado pelo prefeito foi alertar e conscientizar a população sobre os perigos da proliferação do mosquito da dengue em Aparecida. Para isso, além dos mutirões de limpeza – com roçagem e recolhimento de pneus – que já vinham acontecendo semanalmente, a Secretaria de Saúde reforça agora o time com sua equipe da Vigilância em Saúde Ambiental, que entra dentro das casas para ajudar fiscalizar e educar as famílias sobre a importância de tomar as medidas necessárias para o controle dos focos do mosquito.