SME fará avaliação com pais e professores sobre destino da escola Jardim Helvécia

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 13 de novembro de 2013 – Em reunião com o prefeito Maguito Vilela na tarde desta quarta-feira (13), o secretário de Educação, Domingos Pereira anunciou que dará uma nova chance aos moradores do Jardim Helvécia e região para que preencham as vagas disponíveis na Escola Municipal Andreia Ferreira e buscar o número necessário para o pleno funcionamento da unidade. Segundo o secretário, a demanda de alunos para esta escola vem sendo feita desde 2012 e para evitar a possível transferência de alunos e funcionário, fará nova reunião com a comunidade escolar e da região. “Faremos novamente uma reunião com os moradores do bairro já que eles garantem que será possível preencher as vagas de matrículas. Caso isso não ocorra, tomaremos as medidas possíveis. Não podemos ser irresponsáveis com os investimentos públicos”, relatou Domingos. O secretário ressaltou que qualquer decisão será tomada junto com a comunidade e será feita uma nova avaliação.

Pela manhã, o secretário de Educação concedeu coletiva de imprensa para explicar a situação dos alunos da Escola Municipal Andreia Ferreira, em função da possível transferência para outra unidade no ano letivo de 2014. A escola possui capacidade para atender 400 alunos e, desde 2012, funciona com menos da metade da quantidade. Domingos ressaltou que nenhum aluno, professor ou funcionário ficará sem vaga ou terá a jornada de trabalho reduzida, caso as vagas ociosas não sejam preenchidas e haja transferência para a escola do bairro Cardoso.

“Não existe essa política de fechamento de escola. O que nós estamos fazendo e realizamos todos os anos é um reordenamento da Rede Municipal de Ensino para o ano seguinte. A escola em questão está com menos da metade da capacidade do número de alunos e, desde 2012, nos reunimos com a direção, com os funcionários e alertávamos sobre o preenchimento da capacidade oferecido pela escola que estava muito aquém do que poderia estar funcionando”, explicou.

A Secretaria de Educação informa que qualquer decisão sobre o destino da Escola Municipal Andreia Ferreira será tomado em comum acordo com a comunidade escolar. A alternativa apresentada pela SME, caso o número de vagas oferecidas não seja preenchido, é que alunos e profissionais sejam transferidos para a Escola Municipal Amélia Cândido, no Bairro Cardoso. A distância entre as duas unidades é de apenas 1.200 metros. Ao salientar o planejamento utilizado pela SME para a transferência, Domingos ressaltou que “não queremos nem ter um número reduzido de alunos, nem a superlotação das salas de aula. O ideal é ter um número que garanta um ensino de qualidade”.

O projeto inicial da SME, caso a comunidade e a secretaria concordem, é transformar o prédio da Escola Municipal Andreia Ferreira em um Centro de Formação Profissional a ser utilizado para qualificar professores e funcionários da educação. Domingos avaliou a necessidade da implantação do projeto e observou que a resistência na mudança é natural, mas que a decisão foi a melhor possível. “A grande maioria, 99% dos alunos, ou mora próximo à escola do Jardim Helvécia ou mora próximo à do Bairro Cardoso. Nós não estamos tomando decisão para prejudicar ninguém, pelo contrário, queremos que o aprendizado de nossas crianças melhore cada vez mais. É uma incoerência ter duas escolas próximas uma da outra tendo a necessidade de se fazer um centro de formação para os profissionais da educação. Porque alugar um prédio se é possível juntar duas escolas com capacidade ociosa em apenas uma?”, observou o secretário, ressaltando que uma escola não é apenas um prédio físico, mas uma equipe.

INVESTIMENTOS – Aparecida possui cerca de 40 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, entre CMEIs e escolas do ensino fundamental e todos recebem kits de uniforme contendo duas camisetas e dois shorts, um par de tênis e dois pares de meias. O município possui 65 unidades escolares, sendo que 52 foram reformadas e ampliadas e todas as salas de aula são climatizadas (possuem ar condicionado). Nos últimos anos a cidade ainda ganhou quatro escolas modelo em tempo integral, com 12 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, sala de professores e atendem 380 alunos em tempo integral cada uma. Além disto, duas mil crianças portadoras de necessidades especiais recebem atendimento diferenciado na Rede Municipal de Ensino de Aparecida.

Em 2008 apenas mil crianças de 0 a 5 anos conseguiram uma vaga em CMEI em Aparecida, e a previsão para 2014 é que 10 mil crianças sejam beneficiadas, o que irá tranquilizar os pais que precisam trabalhar e não tem com quem deixar a criança. O município irá construir 43 novos CMEIs, destes 36 já estão em obras e o do bairro Serra Dourada é exemplo para o resto do país por ter sido construído com tecnologia canadense, mais rápida e eficiente. A obra desta unidade ficou pronta em menos de 70 dias e será entregue para a população em dezembro com a presença da presidente Dilma Roussef e do ministro da Educação, Aloízio Mercadante.

CONCURSO – O secretário Domingos Pereira esclarece, ainda, que por existir, ainda, carência de profissionais de educação no município, será realizada no próximo domingo, 17, a aplicação das provas do terceiro concurso público da SME. Mais de 15 mil pessoas se candidataram para concorrer a uma das 948 vagas disponíveis para os cargos de professor (música, artes cênicas, artes visuais e inglês), pedagogo, agente educativo, auxiliar de secretaria, bibliotecário, intérprete de libras e instrutor de surdo.

Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva com 40 questões para os cargos de nível fundamental, com 50 questões para o nível médio e com 60 questões para o nível superior. Além disso, haverá prova de redação somente para Profissional da Educação I. O prazo de validade do concurso será de dois anos, contado a partir da data de homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)