SMS realiza blitz educativa para orientar sobre a Tuberculose

9 de maio de 2017

Foto: Epitácio Isaac

Aparecida de Goiânia, 24 de março de 2014 – No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Tuberculose e Hanseníase, realizaram na manhã desta segunda-feira, 24, no centro de Aparecida, uma blitz educativa em parceria com a SMTA para divulgar orientações sobre a doença.

Agentes da SMS e de Trânsito entregaram folhetos com instruções de sintomas, tratamentos e como o vírus da Tuberculose é transmitido. De acordo com a Coordenadora de Tuberculose e Hanseníase, Magali Maria de Carvalho, o objetivo da ação foi o de alertar a população para procurar uma unidade de saúde assim que observar os primeiros sintomas.

“Se a pessoa está com tosse há mais de 3 semanas e não tem um motivo aparente, pode ser Tuberculose. A tuberculose tem cura quando o tratamento é feito corretamente, por isso a necessidade de diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura”, informou a coordenadora.

As ações de orientações e de combate à doença, que hoje afeta um terço da população brasileira, serão intensificadas até o dia 28 de março.

Dentre os principais sintomas da doença estão: Tosse há mais de três semanas, febre, falta de apetite, perda de peso sem causa aparente, suores noturnos, dor no peito ou nas costas e fraqueza.

Aparecida de Goiânia registrou em 2013, 105 casos de Tuberculose, sendo 85 de novos casos. Em 2014, até este mês de março, foram detectados 14 casos novos. Com relação ao ano de 2012 a cura dos pacientes foi de 81,3% e abandono de 10%.

Para o diagnóstico da Tuberculose, a pessoa deve realizar o exame de Baciloscopia (exame de escarro). “As unidades de referência no diagnóstico e tratamento da Tuberculose em Aparecida são o Cais Garavelo e a unidade onde funcionava o pronto socorro municipal, mas o exame pode ser feito em qualquer unidade de saúde do município”, sublinhou Magali.

O tratamento tem a duração mínima de seis meses e é importante que o paciente não desista no meio do tratamento, pois pode levar ao surgimento de formas resistentes da doença. Além de evitar a transmissão da doença para outras pessoas.