Técnicos do IBGE visitam Aparecida para confrontar e atualizar dados para o próximo censo

9 de maio de 2017

Foto: Limênia Alves - Habitação

Aparecida de Goiânia, 18 de junho de 2015 – Secretário municipal de Planejamento, Afonso Boaventura e secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Júlio Lemos, receberam na tarde desta quinta-feira, 18, em Aparecida, técnicos da Diretoria de Geociência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Maria Amélia Vilanova, Cayo Franco e Paulo Wagner Teixeira. Eles vieram conhecer o município de Aparecida e atualizar dados importantes para a elaboração do Censo de 2020. Também esteve presente o representante do IBGE em Aparecida, José Belisário Monteiro.

Uma das maiores preocupações dos técnicos do IBGE era identificar “aglomerados subnormais” no município junto à Seplan. O termo é utilizado pelo órgão para se referir a assentamentos irregulares como favelas, invasões, grotas, entre outras moradias coletivas sem dotação de infraestrutura básica e padrão urbanístico. Inúmeros aglomerados apareceram no município durante o recenseamento de 2010. O que os técnicos querem saber é se eles aumentaram ou estão em processo de declive, o que foi constatado em Aparecida.

“Como estamos executando o Plano Diretor, temos todos os dados catalogados e atualizados. Os técnicos do IBGE ficaram surpresos com o desenvolvimento de Aparecida e a otimização da nossa mobilidade urbana. Conhecendo de perto a realidade do município, sem dúvidas, facilitará o trabalho de preparação e execução do Censo de 2020”, explanou o secretário de Planejamento, Afonso Boaventura.

Os técnicos do IBGE elogiaram também o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) de Aparecida, elaborado em 2010 e que foi de suma importância para confrontar os dados do Censo anterior com a realidade do município. “Realizamos o diagnóstico do setor habitacional de Aparecida naquela época e hoje sentimos o retorno de um trabalho planejado e estratégico, por exemplo, a diminuição dos aglomerados subnormais em nosso município e o próprio desenvolvimento da cidade”, menciona a diretora de Habitação de Aparecida, Limênia Alves.

Segundo a última estimativa populacional divulgada pelo IBGE, Aparecida de Goiânia foi considerada a 19ª maior cidade no ranking das 25 mais populosas do país, exceto as capitais. Para diminuir o número de aglomerados subnormais e aumentar o índice de qualidade de vida da população, a prefeitura vem investindo em infraestrutura básica com a pavimentação de mais de 6 milhões de m² de asfalto, além da construção de casas populares, CMEIs, UBS, UPAs e melhorando a mobilidade urbana com a criação de eixos estruturantes e recuperação da malha viária. “Aparecida não é mais a mesma e se tornará a melhor cidade para se viver no interior do país”, afirma o prefeito Maguito Vilela.