15ª UBS é inaugurada nesta segunda-feira

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 25 de maio de 2015 – A população de Aparecida receberá nesta segunda-feira, 25, a 15ª Unidade Básica de Saúde inaugurada na atual gestão. A unidade beneficiará os moradores do setor Pontal Sul. A solenidade de inauguração será realizada às 19 horas, na Avenida Anchieta com Rua Hematita, quadra 6B, Lt 02, setor Pontal Sul. Assim como as outras duas unidades entregues neste mês, a UBS conta com cerca de 450 metros quadrados de área construída.

O investimento total na sua construção foi de R$ 706.203,65, sendo parte do Governo Federal e o restante de contrapartida municipal. Na semana passada, o prefeito Maguito Vilela inaugurou duas unidades do mesmo porte nos setores Independência Mansões e Porto das Pedras.

Todas as UBSs construídas no município são de porte III, ou seja, possuem capacidade para atendimento de três equipes de Saúde da Família, sendo cada uma dessas equipes compostas por um clínico geral, um pediatra, um odontólogo, enfermeiro e técnico em enfermagem. Além das três equipes de SF, cada unidade possui um corpo administrativa e auxiliares de serviços gerais.

Ampliação da rede básica de Saúde

Com essas três UBSs, a administração de Aparecida eleva para 15 o número de novas unidades básicas em funcionamento no município. Um aumento significativo para a rede municipal de Saúde, que até o início da atual gestão, em 2008, contava com apenas 8 unidades próprias e nenhuma nunca havia passado por uma grande reforma. O descuido gera reflexos ainda hoje, que a atual administração trabalha para reverter.

Desde que assumiu, o prefeito Maguito Vilela viabilizou recursos para a construção de 32 unidades de saúde ao todo. Além das 15 UBSs entregues, a população já conta com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) construída no Brasicon; outras duas estão prestes a ser entregues, nos setores Buriti Sereno e Parque Flamboyant; e 14 UBSs estão em obras (veja box abaixo). O Hospital Municipal de Aparecida, com capacidade para 220 leitos, também já está em obras no setor Cidade Vera Cruz 1, próximo ao Anel Viário. Todas essas obras serão entregues até o final da atual gestão, no ano que vem.

Os Cais que já atendiam a população da cidade também foram ou estão sendo reformados. É o caso do Centro de Saúde do Setor Madre Germana, que foi totalmente reconstruído, e do Cais Nova Era, cuja obra foi realizada em etapas para evitar o fechamento da unidade, e entregue em junho do ano passado. No caso do Cais Garavelo, a unidade, que funcionava em uma praça na Avenida Igualdade, de forma precária, foi desativada e será substituída pela UPA do Buriti Sereno, que já está pronta e recebe equipamentos e mobiliários para iniciar o funcionamento, ainda neste mês de maio.

Sugestão de Pauta:

Assunto: 15ª UBS é inaugurada nesta segunda

Data: 25 de maio de 2015 (segunda-feira).

Horário: 19h

Local: UBS Pontal Sul – Avenida Anchieta com Rua Hematita, quadra 6B, Lt 02, setor Pontal Sul.

(BOX)

13 UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBSs) EM FUNCIONAMENTO:

Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Veiga Jardim I

UBS Rosa dos Ventos

UBS Campos Elisios

UBS Setor Santo André

1 UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA) EM FUNCIONAMENTO:

Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas Dr. Cairo José Louzada – Setor Brasicon

2 UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA) EM CONSTRUÇÃO:

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas – Parque Flamboyant

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas – Setor Buriti Sereno