Nova ferramenta digital permite cadastrar vagas, selecionar candidatos e pesquisar currículos cadastrados, entre outras funções
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, começou a trabalhar esta semana com o novo aplicativo móvel Sine Fácil Empregador. Após um ano de lançamento do Sine Fácil, aplicativo que ajuda na busca de empregos, ficou mais simples para o empregador de Aparecida acessar os serviços do Sistema Nacional de Emprego (SINE), sem fila ou complicações. A nova ferramenta foi criada pelo Ministério do Trabalho e permite realizar ações que antes só eram possíveis pessoalmente.
Para o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Adriano Montovani, o aplicativo vai dinamizar o serviço oferecido na Rede Sine do município. “A procura por vagas, pelos trabalhadores de Aparecida, e a oferta, pelos empresários, serão mais simples e dinâmicas a partir de agora. A ideia do Ministério do Trabalho de utilizar a tecnologia, melhora o atendimento, moderniza e simplifica o processo de contratações em Aparecida. Assim as empresas que procuram funcionários para contratar terão acesso aos perfis dos candidatos cadastrados na rede e poderão interagir com a pessoa que esta em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho”, explicou.
Por meio da plataforma, o empregador pode cadastrar vagas, selecionar candidatos, realizar entrevistas, pesquisar currículos cadastrados e informar sobre seleções de emprego consultar currículos disponíveis e o nome dos candidatos habilitados no banco de dados do Ministério do Trabalho, além de convocar trabalhadores para entrevistas e processos seletivos sem nenhum contato presencial. Tudo feito por meio digital. O Sine Fácil Empregador é gratuito e já está disponível para download na versão Android. Depois de baixado é preciso obter o código de acesso (QR Code). Para o primeiro acesso, o empregador deverá comparecer a uma das unidades do Sine e realizar seu cadastro junto ao atendente.
Passo a passo – Todo o processo poderá ser feito pelo smartphone. O empregador precisa clicar na opção “Cadastre-se” e informar os dados da empresa (CNPJ, data da abertura da empresa, nome fantasia, CPF do responsável pela empresa – informação opcional -, e-mail e senha). Em seguida, é preciso voltar à tela inicial do aplicativo e informar o login e senha cadastrada e usar os serviços disponibilizados.
Balanço nacional – O Sine Fácil foi lançado em 23 de maio de 2017 em versão para Android. Desde então, mais de 1,3 milhão de trabalhadores já baixaram o aplicativo. Cerca de 500 mil trabalhadores já foram encaminhados para vagas de emprego em todo o Brasil por meio do aplicativo.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)