Aparecida de Goiânia, 17 de dezembro de 2013 – O prefeito Maguito Vilela, o secretário de Governo e Integração Institucional, Euler de Morais e o superintendente de Defesa Civil de Aparecida, Juliano Cardoso, percorreram na manhã desta terça-feira, 17, três áreas de risco que estão sendo permanentemente monitoradas pela Defesa Civil e outros órgãos municipais responsáveis. Os gestores visitaram o Centro Espírita Cantinho da Paz, na Rua Sergipe (atrás da Mabel) no Jardim Paraíso; Rua 5, esquina com W-1, no Parque Santa Luzia e trecho das obras do Eixo Estruturante NS01, sob o Córrego Santo Antônio.
Segundo o superintendente da Defesa Civil, durante a visita o prefeito determinou que todas as famílias residentes nessas áreas fossem assistidas pela Defesa Civil e retiradas imediatamente dos locais considerados mais graves. “Por determinação do prefeito, vamos providenciar aluguéis sociais provisórios para as famílias que moram em locais emergentes, evitando maiores consequências com as mesmas”, explica.
Também continua a interdição parcial na Avenida São Paulo, no Parque Real. Enquanto aguarda uma visita do prefeito para que sejam tomadas as providências necessárias, o órgão de defesa analisa o que poderá ser feito no local. “Já lançamos essas situações no sistema nacional de Defesa Civil. Vamos acompanhar não só a problemática, mas também a solução”, ressalta Juliano Cardoso.
Apesar dos transtornos que ocasionalmente surgem durante o período chuvoso, Aparecida vive um momento diferenciado em 2013. Segundo Juliano Cardoso, foi feito um trabalho preventivo, ou seja, antes das chuvas, que evitou que o município sofresse sérios problemas. “Quase não tivemos trechos danificados devido à desobstrução e limpeza de bueiros e galerias que foram previamente feitas pelos órgãos responsáveis. É evidente que durante as chuvas, a água possa trazer detritos novamente para esses locais, mas a ação prévia foi importante para a diminuição de casos. Estamos fazendo o monitoramento e continuaremos vigilantes, principalmente na questão das áreas de risco”, relata.
Em casos de emergência durante uma forte chuva ou ao perceber qualquer anormalidade em residências e estabelecimentos, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)