Prefeitura de Aparecida e MP anunciam medidas para realizar a inclusão social de catadores de lixo

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Jhonney Macena - Secom

Aparecida de Goiânia, 06 de janeiro de 2013 – A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, em parceria com o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), realiza nesta quarta-feira, 8, às 9h30, a entrega do Galpão de Triagem de Resíduos Sólidos à Cooperativa de Catadores de Papéis de Aparecida (Coocap) e anuncia reforço na segurança do Aterro Sanitário para evitar que pessoas adentrem o local para coletar lixo, atendendo a uma resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

As medidas têm como objetivo realizar a inclusão social das famílias que antes viviam de coletar lixo nas dependências do Aterro Sanitário em situação desumana. Além de entregar galpões para os catadores, o poder público construiu casas para 64 famílias que iniciaram a cooperativa. “Todos precisam trabalhar dignamente. É inaceitável vermos irmãos trabalhando no meio do lixo”, argumentou o prefeito Maguito Vilela, que também participará do encontro nesta quarta.

Com o fechamento do aterro sanitário para os catadores de lixo, agora as famílias que buscavam sobreviver do material reciclável encontrado no local precisarão se filiar à Coocap para fazer a separação e venda de materiais recicláveis dentro do galpão de triagem. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e a empresa responsável pela coleta do lixo no município asseguram que a fiscalização e segurança do Aterro Sanitário serão reforçadas.

A população também pode participar do processo de inclusão social das famílias que vivem nos arredores do Aterro Sanitário de Aparecida colaborando com a coleta seletiva realizada pela Prefeitura de Aparecida. “Mais importante que a questão ambiental de redução dos resíduos e a mitigação do lixo, está a valorização social que há por trás do trabalho dos catadores. Eles são agentes ambientais, que de forma individualizada e com o programa de coleta seletiva, integram a gestão municipal”, explicou a diretora de Resíduos Sólidos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Aparecida, Márcia Nayane Rocha Santana.

Galpão de Triagem – O terreno onde foi construído o Galpão de Triagem de Resíduos Sólidos foi doado pela Prefeitura, possui 1,2 mil metros quadrados e fica próximo ao aterro sanitário. O Galpão oferece mais conforto, segurança e trabalho digno às famílias que vivem da coleta seletiva. Os catadores poderão usufruir de todo o maquinário disponível como, esteira, balanças e prensas, que facilitarão a separação e manuseio do lixo reciclável.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano também aumentou recentemente a frota de caminhões da coleta seletiva que permitiu ampliar o número de bairros atendidos para mais de sessenta. Os novos caminhões já estão circulando desde o dia 9 de dezembro. “Eles estão fazendo o reconhecimento das rotas e preparando a população das novas regiões para conscientizar-se sobre o processo de reciclagem”, explicou Márcia Nayane Rocha Santana.

 

SUGESTÃO DE PAUTA:

 

Assunto: Prefeitura de Aparecida e MP anunciam medidas para realizar a inclusão social de catadores de lixo

Data: 08 de janeiro de 2013 (quarta-feira)

Horário: 9h30 

Local: Sala de reuniões da Prefeitura de Aparecida, Rua Gervásio Pinheiro, Residencial Solar Central Park.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)