Maguito se reúne com governador para definir áreas do complexo industrial destinadas a Aparecida

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Humberto Silva

Aparecida de Goiânia, 08 de dezembro de 2015 – O prefeito Maguito Vilela (PMDB) esteve na manhã desta terça-feira (08) com o governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB) no Palácio das Esmeraldas. Durante o encontro, o prefeito solicitou ao governador que os 25% das áreas do Complexo Metropolitano Industrial reservadas para Aparecida sejam contínuas com Polo Logístico, que já pertence a Aparecida. O pedido do prefeito será avaliado pelo governador.

O Complexo Metropolitano possui 47 alqueires de área. Deste total, 12 alqueires serão destinados para a Prefeitura, que correspondem aos 25%. A ideia inicial é de que a Prefeitura ganhasse lotes espalhados pelo complexo. O pedido de Maguito é para anexar esses 12 alqueires de forma contínua ao Polo Logístico de Aparecida, que tem 1 milhão e 700 mil metros quadrados de área. Dessa forma, o objetivo da Prefeitura é criar o Complexo Logístico Industrial e Alfandegário (CLIA), que é um porto seco avançado.

Com a criação do Porto Seco, as empresas que querem exportar seus produtos poderão despachar as mercadorias direto de Aparecida. “Atualmente quando empresas daqui querem exportar precisam mandar suas mercadorias para Santos, em São Paulo e os tributos são recolhidos lá. Com a criação do nosso porto seco, os tributos serão recolhidos pelo Estado e pela Prefeitura, assim teremos condições de investir o recurso arrecado em áreas importantes como saúde, educação e infraestrutura”, salientou o secretário de Indústria e Comércio Ralph Vicente.

A secretaria de Indústria e Comércio de Aparecida em parceria com as secretarias de Governo e Planejamento começaram, em julho de 2015, a definir os critérios para selecionar as empresas que abrigarão os 25% destinados à Prefeitura. “O Complexo funcionará como um condomínio industrial, buscaremos empresas para gerar emprego e renda, além de contribuir para o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade”, destacou o prefeito Maguito Vilela.

O prefeito lembrou também que desde o início da atual gestão, Aparecida deu um salto no desenvolvimento econômico. “Não é à toa que Aparecida apareceu no ranking da Revista Exame de outubro de 2015 como a 5° cidade brasileira com melhor desenvolvimento econômico, dentre as cidades com mais de 100 mil habitantes. Estamos trabalhando desde o início e este reconhecimento é a prova de que nosso esforço está trazendo resultados positivos para a cidade”, comemorou Maguito.

Cidade industrial

O Complexo Industrial Metropolitano está localizado na Região Leste de Aparecida ao lado do Parque Industrial José Alencar e do atual Complexo Prisional. O novo distrito industrial será administrado pelo Estado. O decreto que institui o Complexo foi assinado pelo governador, em parceria com a Prefeitura, em 2014.

O espaço industrial abrigará seis polos – Logística, Metalmecânico, Gráfico, Construção Civil, Alimentos e Multissetorial. Os investimentos, entre recursos públicos e privados, giram em torno de R$ 500 milhões. A expectativa é gerar mais de 50 mil postos de trabalho diretos e indiretos. A intenção do Estado é transferir o Complexo Prisional e destinar a área atual para a implantação de indústrias. 

O prefeito foi acompanhado do secretário de Industria e Comércio do município Ralph Vicente, secretário de Governo e Integração Institucional Euler de Morais, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida (Aciag) Osvaldo Zilli. Também participaram da reunião o vice-governador do Estado José Eliton (PSBD) e o Presidente da Companhia de Desenvolvendo Econômico de Goiás (Codego).

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)