Unidade Básica de Saúde expandida é inaugurada no Jardim Boa Esperança em Aparecida

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 21 de dezembro de 2015 – O prefeito Maguito Vilela e a secretária de Saúde de Aparecida, Vânia Cristina, inauguraram na manhã desta terça-feira (22), a 16° Unidade Básica de Saúde em Aparecida. Dessa vez, moradores do Jardim Boa Esperança e região foram contemplados. A solenidade foi realizada na própria unidade, que fica na Rua C-47 com a C-48 e C-49, no Jardim Boa Esperança.

“É com muita alegria que entregamos a 16° unidade de saúde na nossa gestão. Nossa cidade tem um segredo que as outras cidades não têm. Somos a cidade da união, da parceria e do pensamento positivo. Nosso governo trabalha junto com todos os governos, entidades filantrópicas, religiosas, sem distinções. É por isso que tanta coisa boa tem acontecido aqui nos últimos anos”, declarou o prefeito Maguito Vilela, ressaltando ainda o apoio dos governos federal e estadual, dos vereadores, dos secretários e de toda população de Aparecida na sua administração.

A UBS iniciou o atendimento à população também nesta terça-feira (22). A novidade é que a unidade é expandida, ou seja, a estrutura conta com ambientes ampliados e diferenciados das outras UBS’s já construídas no município. O espaço possui um consultório multiprofissional, uma sala de acolhimento para pacientes sem agendamento, sala de inalação e local para procedimentos e observação.

“Apesar de não ser o perfil da unidade atender casos de urgência e emergência ou pacientes com alta complexidade, a UBS do Jardim Boa Esperança está equipada com desfibrilador e oxímetro capaz de mostrar a frequencia cardíaca caso tenha algum paciente instável na unidade. Além disso a sala de observação atenderá pacientes com dengue e outros que necessitam ficar aqui por mais tempo”, destacou a coordenadora de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Erika Rocha.

As outras dependências da unidade seguem o modelo padrão das Unidades Básicas de Saúde do município, que possuem farmácia, quatro consultórios (dois para médicos e dois para enfermeiros), sala de curativo, coleta, odontologia, vacina, almoxerifado, administração, arquivo, esterelização, guarda material, expurgo (sala para lavar instrumentos médicos), copa, banheiros adaptados, vestiários, recepção, Depósito de Materiais de Limpeza (DML) e estacionamento.

Segundo a secretária de Saúde Vânia Cristina, duas equipes de Estratégia de Saúde da Família vão atender na unidade. Cada equipe é formada por um médico, enfermeiro, odontólogo e técnico de enfermagem. A abrangência de cada equipe é de cerca de 8 mil pessoas do Jardim Boa Esperança e parte do Buriti Sereno. “Aqui serão realizados procedimentos básicos como consultas, vacinação, curativos e atendimentos odontológicos. Outro papel importante da Saúde da Família são as ações de prevenção, grupos de conscientização com gestantes e toda a comunidade”, salientou Vânia.

Ainda de acordo com a secretária, as UBS’s foram planejadas para contemplar todas as regiões da cidade. “As unidades estão espalhadas para atender 100% da população de Aparecida. Em fevereiro inauguraremos mais uma Unidade de Pronto Atendimento no Parque Flamboyant e no ano que vem a expectativa é entregar também o Hospital Municipal que vai completar o atendimento de alta complexidade no município, garantindo uma saúde pública de qualidade e com prioridade no atendimento à comunidade aparecidense”, completou a secretária.

Para o vereador da região Vercelino Amendoim (PSL) a saúde pública de Aparecida melhorou bastante nos últimos anos. “É difícil encontrar gestores tão comprometidos com a saúde como o prefeito Maguito Vilela. A situação de Aparecida estava muito ruim e a população reivindicava por melhorias e de fato melhorou. Maguito tem feito um grande trabalho nesta cidade”, comemorou o parlamentar.

A unidade tem 483,80 metros quadrados de área construída. Foram investidos R$ 512 mil do Governo Federal e aproximadamente R$ 367 mil contrapartida da Prefeitura de Aparecida para a construção da UBS, que é de porte II.  Essa é a 16° Unidade Básica de Saúde entregue pela atual gestão, outras 15 unidades já estão em funcionamento e outras 13 em construção (confira box abaixo). Ao final de 2016, a previsão é de que 29 unidades de saúde estejam assistindo à população de Aparecida.  As UBSs funcionam de segunda a sexta, das 8h às 16h.

 

15 UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBSs) EM FUNCIONAMENTO

Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Veiga Jardim I

Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Alto Paraíso

Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Delfiore

Unidade Básica de Saúde (UBS) Setor Bandeirantes

Unidade Básica de Saúde (UBS) Setor Caraíbas

Unidade Básica de Saúde (UBS) Setor Retiro do Bosque

Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Olímpico

Unidade Básica de Saúde (UBS) Mansões Paraíso

Unidade Básica de Saúde (UBS) Setor Buriti Sereno

Unidade Básica de Saúde (UBS) Cândido de Queiróz

Unidade Básica de Saúde (UBS) Residencial Andrade Reis

Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Riviera

Unidade Básica de Saúde (UBS) Independência Mansões

Unidade Básica de Saúde (UBS) Pontal Sul

Unidade Básica de Saúde (UBS) Porto das Pedras

 

13 UBSs em construção

UBS Bairro Hilda

UBS Parque Trindade

UBS Cruzeiro do Sul

UBS Jardim Tiradentes

UBS Residencial Anhambi

UBS Garavelo Residencial Park

UBS Expansul

UBS Bairro Cardoso

UBS Chácara São Pedro

UBS Jardim Boa Esperança

UBS Rosa dos Ventos

UBS Campos Elisios

UBS Setor Santo André

 

UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA) EM FUNCIONAMENTO

Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas Dr. Cairo José Louzada – Setor Brasicon

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas Setor Buriti Sereno

 

 

UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA) EM CONSTRUÇÃO

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas Parque Flamboyant

HOSPITAL DE ALTA COMPLEXIDADE EM CONSTRUÇÃO

Hospital Municipal – Setor Cidade Vera Cruz

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)