Aparecida de Goiânia, 06 de março de 2016 – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza a partir desta segunda-feira (07) mais dois médicos, no período vespertino, em cada uma das três unidades de urgência de Aparecida (Cais Nova Era, Unidade de Pronto Atendimento do Brasicon e Buriti Sereno). O objetivo é que esses profissionais atendam uma média de 30 pacientes a mais, cada um, de segunda à sexta, melhorando o fluxo de atendimentos nessas unidades.
Os seis médicos realizarão exclusivamente atendimentos de triagem e retorno de dengue, até maio, por conta do aumento do número de casos de dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, comuns nessa época do ano. Ou seja, quando o paciente chegar à unidade e passar pela classificação de risco com sinais de alerta de dengue, zika ou chikungunya, ou informar que é retorno, ele será encaminhado diretamente para esses profissionais.
A SMS reconhece que as unidades estão mais movimentadas desde o início deste ano. Pensando nisso, a secretária de Saúde do município Vânia Cristina Rodrigues determinou ações efetivas, por meio da coordenação de Urgência e Emergência, para humanizar e agilizar os atendimentos no Cais Nova Era e nas UPAs do Brasicon e Buriti Sereno.
A partir desta segunda-feira (07), um médico inicia no Nova Era, dois na UPA Buriti Sereno e um na unidade do Brasicon. Os outros dois profissionais, que completam o quadro de seis médicos, estão providenciando documentação para efetivar a contratação e devem iniciar até sexta-feira (11).
Desde a semana passada, a coordenação de Urgência e Emergência já havia acrescentado mais um médico no quadro de profissionais das três unidades. O “doutor dengue” também foi para as três unidades com objetivo de auxiliar a demanda de casos com suspeita de dengues, já que segundo a SMS 80% das pessoas que estão procurando a unidade, apresentam sintomas de dengue e outras doenças endêmicas.
Classificação de risco
Segundo a SMS, é importante que a população saiba que as unidades de emergência organizam os atendimentos de acordo com o protocolo de Manchester, definido pelo Ministério da Saúde. Ou seja, todos os pacientes que procuram atendimento passam por uma classificação de risco.
Pacientes classificados com ficha vermelha precisam de atendimento imediato, pois possuem risco iminente de vida. As fichas laranja e amarela, respectivamente, também são classificadas como casos de urgência, porém nesta situação o paciente não corre risco de vida, portanto, pode aguardar um tempo para ser atendido, diferentemente das fichas vermelhas, por exemplo.
Na sequência vêm as fichas verde e azul. A primeira classifica pacientes que precisam de atendimento, mas são considerados pouco urgentes e podem ser atendidos em até duas horas. As fichas verdes incluem pacientes que ainda estão nos primeiros sintomas de dengue, zika, chikungunya. O atendimento é feito por meio de hidratação oral ou venosa, dependendo da gravidade e exames de sangue para monitoramento. As fichas azuis não são casos de urgência e a unidade tem até quatro horas para atendê-los.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)