Aparecida reforça mobilização no Dia D contra o Aedes aegypti nos órgãos públicos municipais

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 11 de março de 2016 A Prefeitura de Aparecida realiza nesta sexta-feira (11) no Dia D contra o mosquito Aedes aegypti em todos os órgãos municipais. O objetivo é que os servidores se tornem agentes fiscalizadores dentro do seu ambiente de trabalho. A força-tarefa acontece simultaneamente em todo país e envolve órgãos federais, estaduais e municipais. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e faz parte da campanha do governo federal contra o Aedes, iniciada em 1° fevereiro de 2016, por meio de decreto n° 8.662.

De acordo com o decreto, devem ser objetos de vistoria e limpeza todas as áreas internas e externas e o entorno das instalações públicas. Além das 25 secretarias e da sede da Prefeitura, estão se mobilizando também os servidores das 40 unidades de saúde, 59 unidades escolares, 19 Centros Municipais de Educação Infantil, Câmara de Vereadores e todos os departamentos ligados aos órgãos municipais.

A jornalista, Ligia Mariani Teles, que trabalha na Secretaria de Comunicação conta que aproveitou a ação no órgão para tirar dúvidas com o agente de endemias. “Olhamos os ralos, banheiros, calhas e pias e não encontramos nenhum foco aqui. Mas como sou mãe de um bebê de apenas 10 meses, a supervisão do agente foi também uma oportunidade para gente pedir orientações e tirar dúvidas sobre o mosquito e as doenças causadas por ele. Levarei todas as informações para casa e para os vizinhos”, conta a servidora.

Na última quinta-feira (10), a secretária Municipal de Saúde, Vânia Cristina Rodrigues, se reuniu com representantes de cada órgão e traçou estratégias e orientações sobre os procedimentos da vistoria. Além disso, também explicou o preenchimento da ficha de campo, que será enviada ao Ministério da Saúde. Durante a reunião, também ficou definido que cada repartição pública deve se organizar com seus servidores, durante o expediente, conforme fluxo de cada órgão, sem prejudicar o atendimento à população. 

“É preciso conscientizar cada órgão sobre os cuidados com seu prédio e obras espalhadas pela cidade. Não temos agentes suficientes para fiscalizar todas as repartições, e ao mesmo tempo, os 243 bairros do município. Colocamos um agente supervisionando cada secretaria e todos os outros à disposição para qualquer intercorrência durante a ação. Após o dia D, faremos uma capacitação com os servidores para que esse trabalho continue sendo feito, pelo menos uma vez por semana”, explicou Vânia Cristina Rodrigues. 

Para o secretário de Educação Domingos Pereira, uma das secretarias que mais possui prédios públicos, por conta das unidades escolares, a mobilização é muito importante porque as informações que os alunos aprendem na escola são levadas até os pais e a comunidade, construindo uma rede de combate. “A SME já estava realizando esse trabalho nas escolas e nas quadras das imediações das unidades, distribuindo material educativo, orientando funcionários e engajando pais e alunos. Agora vamos reforçar essa mobilização”, salientou Domingos Pereira. 

Mão na massa

De acordo com o departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, ligado à SMS, os funcionários devem verificar se há possíveis criadouros do mosquito pelas dependências dos prédios públicos. “Caixas d’água, cisternas, pneus, vasos de plantas, tanques, depósitos, lavatórios, calhas, registros e qualquer lugar que possa acumular água parada deve ser verificado e eliminado, se possível”, enfatizou a Diretora de Vigilância em Saúde Ambiental, Fernanda Fagundes.

No caso de criadouros não elimináveis como poços e piscinas, por exemplo, é preciso que o tratamento adequado seja feito pelo órgão. Caso necessite de larvicida, a secretaria deve agendar com departamento de Vigilância, uma visita de um agente de endemias.

Boletim técnico

Durante a reunião da última quinta-feira (10), o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Iron Pereira, distribuiu para cada representante uma ficha de campo. O documento será preenchido durante a ação, conforme orientações da Vigilância, contendo data, órgão, bairro, número da quadra ou área pública, quantia de departamentos vistoriados de cada secretaria e quantidade de focos encontrados.

“O boletim técnico, com todas as informações das fichas de visitas, será encaminhado para o Ministério da Saúde, para controle do governo federal. Em virtude dos novos vírus transmitidos pelo Aedes aegypti, como zika e chikungunya, a nossa mobilização é permanente em Aparecida. Por isso é importante envolver todos os segmentos da sociedade em ações como essa”, ressaltou Iron Pereira.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)