Aparecida de Goiânia, 28 de novembro de 2016 – O projeto Latin – Latin America Telemedicine Infarct Network, que tem salvado milhares de vidas em Aparecida de Goiânia, desde sua implantação, completa um ano no município no dia 30 de novembro. Para celebrar a data e apresentar os resultados do projeto, o Hospital Encore, em parceria com a Prefeitura de Aparecida e Medtronic, realiza nesta terça-feira (29) a partir das 8 horas, o I Fórum de Dor Torácica do projeto Latin.
O evento será no auditório do Laboratório HLAGYN, Qd. 1B, Lt. 52, Cidade Empresarial, em Aparecida de Goiânia. A programação contará com a presença do Prefeito Maguito Vilela, a secretária de Saúde Vânia Cristina Rodrigues e do Diretor Geral do Hospital Encore, o cardiologista Mauricio Lopes Prudente.
Os resultados de um ano do projeto Latin, serão apresentados pelo cardiologista do Hospital Encore Fernando Henrique Fernandes. O coordenador médico da Secretaria Municipal de Saúde, Francisco Porto, vai apresentar como funciona o projeto nas unidades de urgência e emergência de Aparecida e como a parceria tem salvado milhares de vidas no município. O evento contará também com mesa redonda e rodada de palestras (confira programação abaixo). Para participar, basta se inscrever no site do Hospital Encore, pelo link http://encore.com.br/1%C2%BA-f%C3%B3rum-de-dor-tor%C3%A1cica-do-hospital-encore–%E2%80%93-projeto-latin.html.
Entenda o protocolo Latin
Com o protocolo Latin, Aparecida se destaca mais uma vez por ser a primeira cidade do Centro-Oeste a implantar projeto inovador de telemedicina, capaz de realizar diagnóstico precoce de infarto. O projeto é um convênio entre Prefeitura, Hospital Encore, Medtronic, Fundação Lúmen e ITMS, que foi iniciado no município no dia 30 de novembro de 2015.
O programa visa humanizar o atendimento de pessoas com início de infarto e que dependem da rede pública municipal de saúde. Por meio do Latin, os médicos das unidades de urgência do município realizam o diagnóstico precoce de pacientes com início de infarto.
Funciona assim, o aparelho de eletrocardiograma emite um laudo, que é enviado para uma central. Nessa central, cardiologistas de qualquer lugar do país avaliam de imediato e dão uma opinião médica, tudo via internet. Caso seja constatado início de infarto, os pacientes são encaminhados diretamente para o Hospital Encore, que fica na Vila Brasília e é referência em cardiologia.
“Essa inovação no atendimento cardiovascular tem sido mfundamental para Aparecida. O objetivo da nossa gestão é facilitar o acesso do paciente ao exame e consequentemente a resolução da doença, já que se constatado precocemente o infarto pode ser reversível. Com a telemedicina estamos salvando vidas. A população de Aparecida merece esse atendimento humanizado”, pontua o prefeito Maguito Vilela.
Custo zero e inovação
A implantação do Latin nas unidades de urgência e emergência da cidade tem custo zero para a Prefeitura de Aparecida, já que o projeto faz parte de estudos e pesquisas científicas, realizadas pelas empresas idealizadoras, que buscam comprovar a eficácia do diagnóstico precoce na reversão dos casos de infarto.
O objetivo do Latin é salvar vidas. “É fundamental ressaltar o comprometimento de todas as pessoas envolvidas nesse projeto, já que o processo entre o início dos sintomas e o tratamento é marcado pelo tempo entre essas duas coisas. Quando mais rápido for o diagnóstico, mais eficaz o tratamento e maior a possibilidade de reversão”, destaca a secretária de Saúde, Vânia Cristina Rodrigues.
Onde posso fazer o exame?
Em casos de dor aguda no peito os aparecidenses devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Buriti Sereno ou do setor Brasicon, Cais Nova Era e Cais Colina Azul. Os profissionais de saúde dessas unidades são capacitados para receber esse tipo de paciente.
Os pacientes que forem diagnosticados com início da doença em algumas das unidades de emergência do município são imediatamente encaminhados para o Hospital Encore. Lá, os pacientes terão acesso ao tratamento especializado em cardiologia, também de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde.
PROGRAMAÇÃO
Assunto: I Fórum de Dor Torácica do Hospital Encore – Projeto Latin
Data: 29 de Novembro de 2016 (terça-feira)
Local: Auditório do Laboratório HLAGYN QD 1B LT 53, Cidade Empresarial Aparecida de Goiânia.
8h – Abertura
Dr. Mauricio Lopes Prudente – Diretor Geral do Hospital Encore
Dr. Flávio Passos Barbosa – Coordenador Cientifico do Hospital Encore
Dr. Márcio Sanches – Diretor Médico da ITMS
Dr. Francisco Porto – Coordenador Urgência de Aparecida
Maquito Vilela – Prefeito de Aparecida de Goiânia
Vânia Cristina Rodrigues Oliveira – Secretária de Saúde de Aparecida
Wilson Martins Júnior – Coordenador do Projeto Latin
Lenara Marques – Especialista Medtronic
8h30 – Visão Geral do Projeto Latin
Palestrante: Dr Márcio Sanches
9h10 – Resultado de um ano do Projeto Latin em Aparecida de Goiânia
Palestrante: Dr. Fernando Henrique Fernandes
10h – Coffee Break
10h30 – Mesa Redonda
Tema: Estratégias para otimizar o “Tempo porta-balão” em Aparecida de Goiânia
Moderador: Dr. Mauricio Lopes Prudente
Moderador: Dr. Márcio Sanches
Debatedor: Dr. Francisco Porto – Urgência e Emergência Spoke
Debatedora: Dra. Pabline Marçal – Regulação de vagas
Debatedora: Dra. Danielly Silvestre B e Castro – Samu
Debatedor: Dr. Adriano Gonçalves de Araújo – Hemodinâmica HUB
12h – 13h30 – Almoço
14h – Dor Torácica – Diagnóstico diferencial – Protocolo
A importância do Eletrocardiograma nas Síndromes Coronárianas Agudas
Palestrante: Dr. Max Weyler Nery
14h50 – Angioplastia Primária no Infarto Agudo do Miocárdio com supra de ST
Palestrante: Dr. Flávio Passos Barbosa
15h30 Depoimento de Paciente atendido no Projeto Latin
16h – Coffee Break
16h20 – O impacto do tempo porta-balão na redução da mortalidade
Palestrante: Dr. Felipe Barbo
17h – Encerramento
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)