Novos médicos intercambistas chegam a Aparecida

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Ana Clara Dias - SMS

Aparecida de Goiânia, 28 de novembro de 2016 – Cinco novos médicos intercambistas do Programa Mais Médicos, do governo federal, chegaram em Aparecida na manhã desta segunda-feira (28). Os médicos são brasileiros com formação no exterior e vieram para Aparecida atuar nas Unidades Básicas de Saúde conforme a demanda. Os profissionais foram recebidos pela coordenadora do Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Erika Lopes Rocha, e pelo diretor técnico da ESF, o médico Francisco Porto. Os profissionais vieram de Brasília, acompanhados oficiais do Exécito Brasileiro.

Erika Lopes deu às boas-vindas aos intercambistas na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Dois são formados no Paraguai e três na Bolívia. “Aparecida é uma cidade que está em franca expansão. Por isso antes do programa Mais Médicos havia um déficit de profissionais. Ás vezes ainda temos porque o programa é cíclico, mas o programa realmente veio para unir forças”, avaliou a coordenadora.

Ainda segundo Erika, com a expansão da rede de atenção básica e investindo em prevenção, foi possível reduzir cerca de 12% das internações no município. “Nosso objetivo é fazer com que alguns casos sejam resolvidos na própria atenção básica para diminuir o fluxo nas unidades de urgência. E acredito que estamos conseguindo atingir esse objetivo. Em 2013 possuíamos 30% de cobertura, agora já chegamos a quase 50%, com 20 Unidades Básicas de Saúde entregues só nesta gestão”, acrescentou.

Atualmente Aparecida conta com 36 Unidades Básicas de Saúde, com 64 equipes de ESF, sendo que 20 UBSs foram construídas na gestão do prefeito Maguito Vilela. Algumas, que funcionavam em casas alugadas, foram substituídas por prédios novos e adequados, que seguem modelo padrão do Ministério da Saúde.

“Quando falamos em Estratégia de Saúde da Família, é um trabalho coletivo, por isso é muito importante a parceria entre o médico, enfermeiros, agentes de saúde e todos os profissionais da unidade. Porque a inteção é criar vínculo dos profissionais com a comunidade”, destacou Francisco Porto, que também pontuou questões médicas ténicas de encaminhamento, preenchimento de fichas e outros.

Mais Médicos

O Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, completou três anos em julho deste ano. Atualmente 46 médicos do programa atuam no município. Poucas pessoas sabem que o Mais Médicos se originou de uma demanda apresentada pelos prefeitos ao governo federal via Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da qual o prefeito Maguito Vilela é vice-presidente.

“Outro ponto que necessita esclarecimento é que nunca se tratou de mera importação de médicos do exterior. Inclusive a maioria das vagas da segunda etapa do programa foi preenchida por brasileiros. Além da contratação de médicos brasileiros ou de outras nacionalidades, o programa possui outras duas importantes vertentes: a construção de hospitais e unidades de atendimento e a ampliação do número de cursos de Medicina e de vagas em Residência Médica – com prioridade para não capitais”, pontuou Maguito.

Assim, segundo o Ministério da Saúde, o programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS. Além de estender o acesso, o programa provoca melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)