Imunizante que confere proteção extra contra novas variantes em circulação está disponível em 35 postos por toda a cidade. Reforço é indispensável para evitar agravamentos da doença
A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS) ampliou para toda a população acima de 18 anos, na última terça-feira, 26 de abril, a vacinação com o imunizante bivalente da Pfizer que protege contra novas variantes da covid-19. Com a medida, que segue recomendação nacional do Ministério da Saúde (MS), as pessoas nessa faixa etária que já tenham recebido pelo menos duas doses de vacinas monovalentes há quatro meses, independentemente do fabricante, podem receber o novo reforço.
Os interessados em atualizar o esquema vacinal com a bivalente devem procurar qualquer um dos 35 postos de vacinação da cidade com documentos pessoais em mãos, e, se possível, o cartão de vacinação. “Até quem já recebeu 4 ou 5 doses da vacina monovalente contra a covid-19 deve receber a bivalente porque já está cientificamente comprovado que, a partir de 4 meses da vacinação, é reduzido o nível de proteção e se faz necessária a aplicação deste reforço. Além disso, a vacina bivalente foi atualizada para combater também as novas subvariantes da ômicron”, destaca a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro.
A gestora reforça que é de suma importância que a população esteja protegida nesse momento “para que consigamos ter um controle maior e não surjam novas variantes ainda com mais força. Informo que, para receber esse reforço da bivalente, é necessário ter pelo menos o esquema primário da monovalente completo, ou seja, duas doses. ”
Senso de coletividade e cuidado
Moradores do Setor Village Garavelo II, Juarez Ferreira Machado, 59 anos, e a filha dele, Jéssica Ferreira Franco dos Reis , 27 anos, foram juntos na manhã desta quarta-feira, 26, receber a proteção da vacina bivalente na Central de Imunização, acompanhados da filhinha de Jéssica. Juarez viu na televisão que a vacinação estava liberada para a faixa etária deles e avisou a filha. Não perderam tempo. Preocupado com o bem-estar social, ele afirmou que está “sempre em dia com as vacinas para não adoecer nem contaminar outras pessoas. É muito importante se vacinar. ”
Já Jéssica, sentindo-se aliviada após a vacina, disse que agora tem mais uma proteção extra, “além das 3 monovalentes que eu já tinha tomado. Confio muito nas vacinas e todos também devem confiar porque é uma chance a mais de nos protegermos. ”
Outra cidadã consciente é Cristina Maria, 40 anos, moradora do Setor Terra do Sol: “A vacina é uma picadinha de amor rápida, não dói e a gente sente segurança com uma proteção mais ampla e atualizada, ainda mais depois de tudo o que já passamos com a pandemia. Sempre fui incentivadora da saúde e da ciência e converso sobre isso com minha família e com a minha vizinhança toda, tanto é que hoje trouxe comigo a minha vizinha para ser vacinada. Isso é saúde pública e devemos ser defensores das vacinas. ”
Onde se vacinar
A vacina bivalente da Pfizer está disponível em 35 postos de imunização da cidade. Confira os locais:
Horários dos postos
A vacinação nas UBS´s funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30 sem interrupção no horário de almoço. A Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.
Vacinação para adolescentes e crianças
Além da vacina bivalente para a população acima de 18 anos, Aparecida segue imunizando crianças e adolescentes contra a covid-19. Quem tem de 6 meses a 12 anos de idade é vacinado na Central de Imunização; Maternidade Marlene Teixeira; e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do Cruzeiro do Sul; Santa Luzia; Bairro Cardoso; Veiga Jardim; e Bandeirantes. Adolescentes são imunizados nos 35 postos. Não é necessário agendar o serviço.
Outras vacinas essenciais
A coordenadora Renata Cordeiro ressalta que, além da campanha de vacinação contra a covid-19, continua na cidade a imunização contra a influenza (Gripe): “Nesta, é vital ressaltar que a vacina confere proteção contra a h1n1, o h3n2 e o vírus B, que tem causado um aumento de síndromes gripais em todo o Estado e com número de óbitos aumentando a cada dia. E mais: Temos também agora a liberação temporária da vacina de meningite para toda a população enquanto durarem os estoques. Quem quiser tomá-la deve procurar, o quanto antes, os postos de vacinação.”
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)