A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Assistência Social, celebrou nesta quarta-feira, 27, o Dia Internacional da Terceira Idade e o Dia Nacional do Idoso, ambos comemorados no próximo domingo, 1 de outubro. A ação foi realizada no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Conviver, na Vila Brasília.
O local recebe todos os dias idosos para as mais variadas atividades. São mais de 200 inscritos nos programas de convivência do Centro, que funciona durante todo o dia. Nesta quarta, além das comemorações houve também roda de conversa com psicólogo e assistente social, com o tema “setembro amarelo e a prevenção ao suicídio”.
Hoje também foi dia de comemorar com os aniversariantes do mês. Com direito a bolo, cachorro quente, salada de frutas e lembrancinhas, os idosos festejaram mais um ano de vida de quatro de seus colegas. O “parabéns” sempre animado demonstrou a amizade criada por eles nos centros de convivência.
A secretária de Assistência Social e primeira-dama de Aparecida, Sulnara Santana, participou das comemorações e parabenizou os idosos do Conviver. “Nós buscamos oferecer atividades diárias para que os idosos tenham uma ocupação, um lugar de aprendizado e possam criar vínculos uns com os outros e os centros de convivência são os melhores lugares para isso”, pontua a primeira dama.
Aparecida oferece diversas atividades para promover a socialização e a melhor qualidade de vida da terceira idade. Além das oficinas, o Centro de Convivência Idade do Saber, no Jardim Florença, oferece todas as quartas-feiras o Baile da Terceira Idade. A Semas também estuda estender esta ação para outros locais da cidade, com o objetivo de atrair ainda mais a população com mais de 60 anos.
Moradora da Vila Brasília, Abadia Alves da Silva, de 70 anos, conta que frequenta o Conviver toda semana. “É aqui que eu encontro com as minhas amigas, faço minhas aulas de bordado, converso com a psicóloga. Aqui eu me divirto muito, porque normalmente sou muito só”, comenta a moradora.
Confira a programação semanal do Centro Conviver
Cuidados com a melhor idade
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), nas próximas três décadas, a população idosa no mundo deverá mais que dobrar, atingindo mais de 1,5 bilhão de pessoas em 2050, com aumento mais rápido ocorrendo nos países menos desenvolvidos, onde o número de pessoas com 65 anos ou mais pode aumentar de 37 milhões em 2019 para 120 milhões em 2050 (225%).
Isso evidencia a importância dos investimentos na saúde, conforto e sociabilidade das pessoas com mais de 60 anos. Em Aparecida, este cuidado é feito por meio dos Centro de Convivência, da medicina da família e a implantação constante de academias ao ar livre nos parques e praças inaugurados pela Prefeitura.
Como se inscrever nas oficinas
As inscrições nos grupos de convivência podem ser feitas pessoalmente no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) mais próximo ou em uma das unidades do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Jardim Florença e da Vila Brasília. Para a inscrição é necessário levar cópia dos documentos pessoais e comprovante de endereço.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)