Aparecida de Goiânia, 12 de abril de 2013 – A Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia finalizou nesta quinta-feira, 11, a operação de apreensão de animais em situação de risco encontrados em uma chácara no setor Continental. De acordo com a bióloga e fiscal da Semma, Juliane Araújo, a operação teve início em março, quando moradores denunciaram maus-tratos a cães e galos na chácara.
Após a confirmação dos maus-tratos, a chácara foi interditada e o proprietário autuado e proibido de colocar ou retirar animais do local. Foram apreendidos 57 cães e 52 galos que ficavam amarrados no meio do mato, a céu aberto, expostos ao sol e à chuva constantes. A equipe de fiscalização da Semma encontrou os cães desnutridos e desidratados e os galos apresentavam cicatrizes, reforçando a suspeita de que eram usados em rinhas.
Todos os animais apresentavam também sinais de estresse e grande agressividade quando colocados próximos a outros animais. “Encaminhamos os animais para as ONG´s Arpa Brasil e Hammã, em Goiânia, onde receberão os cuidados necessários. O proprietário da chácara foi denunciado à justiça e aguardará decisão do processo criminal”, informou a fiscal Juliane Araújo.
O secretário de Meio Ambiente, Fábio Camargo explica que o órgão recebe de duas a três denúncias por mês sobre maus-tratos a animais e que todas as denúncias são averiguadas. Quando constatado o crime, são tomadas as medidas necessárias. “Averiguamos todas as denúncias, pois nosso objetivo é evitar que maiores danos aconteçam aos animais”, enfatizou o secretário.
As denúncias de maus-tratos podem ser denunciadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone (62) 3545-6024.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)