Aparecida de Goiânia, 07 de maio de 2012 – “Declaro oficialmente aberto o recadastramento biométrico em Aparecida de Goiânia”. Com essas palavras, o presidente do TRE-GO, desembargador, Gilberto Marques Filho, lançou oficialmente nesta 3ª feira, 08, juntamente com o prefeito Maguito Vilela (PMDB), a revisão biométrica no município.
“Nem precisamos dizer o quanto é importante o recadastramento de nossos eleitores. Além de um instrumento de cidadania, o tÍtulo é um documento que nos identifica. Essa parceria com o TRE é de extrema importância”, frisou Maguito, lembrando que todas as secretarias da administração municipal estão envolvidas, disponibilizando apoio logístico para garantir o funcionamento de pontos alternativos de atendimento..
O lançamento aconteceu na sede do tribunal eleitoral de Aparecida, no setor Araguaia, e contou ainda com as presenças do deputado federal Leandro Vilela (PMDB); do deputado estadual Daniel Vilela (PMDB); das juízas de Aparecida, Stefania Fiuza (132ª Zona Eeleitoral) e Mariuccia Benício (145ª Zona Eleitoral); além de chefes dos cartórios eleitorais de Aparecida de Goiânia, do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gustavo Mendanha (PMDB), vereadores e secretários municipais.
Segundo maior município do Estado de Goiás, Aparecida de Goiânia tem uma grande meta a cumprir. A cidade conta com 251.290 títulos que precisam passar pelo recadastramento. Mas desde seu início, no dia 1º de Abril, o procedimento atingiu apenas 2% deste total de eleitores. Para evitar tumultos de última hora, a exemplo do que ocorreu nas primeiras cidades submetidas ao novo sistema, o Tribunal Regional do município está convocando todos os eleitores para fazer o seu recadastramento com antecedência.
“Estamos na segunda maior cidade do estado. Quero que vocês, principalmente a imprensa, colaborem, pedindo para que as pessoas não deixem para a última hora. O município dará suporte no que diz respeito à infraestrutura necessária, como equipamentos, disponibilização de servidores e divulgação. Agradeço imensamente a parceria”, falou o desembargador durante o evento.
À pedido do prefeito, todos os vereadores presentes recadastraram seu título. “Foi rápido e fácil, demorei menos que cinco minutos. Não precisamos esperar para o tumulto de última hora”, disse o vereador Arnaldo Leite (PMDB), eleitor de Aparecida desde 2001.
O procedimento do recadastramento em Aparecida é idêntico ao adotado nas capitais e o tempo máximo estipulado para sua finalização é de 15 minutos. Para garantir que todos os eleitores de Aparecida sejam atendidos com tranquilidade, um esquema especial foi montado com quatro centrais operacionais, além do TRE, espalhados pelas unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Centro, Garavelo, Santa Luzia e no Buriti Shopping. Toda essa estrutura foi preparada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em parceria com a Prefeitura de Aparecida.
Para fazer o recadastramento biométrico, os eleitores devem se dirigir a qualquer um dos postos citados acima levando os seguintes documentos: Título de eleitor original, comprovante de endereço original e atualizado e documento de identidade com foto.
RECADASTRAMENTO – O Recadastramento Biométrico em Goiás começou em 2009 no município de Hidrolândia, aconteceu em Goiânia de 11 de abril de 2011 até 23 de março de 2012, e em Corumbá de Goiás e Cocalzinho de Goiás, de 11 de novembro de 2011 até 1º de abril de 2012. Em 2013, 22 municípios passarão pelo mesmo procedimento, sendo que 10 são sedes de zonas eleitorais. Considerando o eleitorado de 2012, 828.684 eleitores terão que se recadastrar em todo o Estado. A expectativa do TRE é que em 10 anos todo o País possa utilizar as Urnas Biométricas.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)