Aparecida busca apoio de universidade americana para desenvolvimento econômico sustentável

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 22 de outubro de 2013 – Em um café da manhã realizado nesta terça-feira, 22, o Diretor Tecnológico do Instituto de Tecnologia da Georgia (Georgia Tech) em Atlanta, nos Estados Unidos da América (EUA), Carles Ross, apresentou o Instituto ao Secretário de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Marcos Alberto Campo, José Evaristo dos Santos (Presidente da Fecomércio); Pedro Alves de Oliveira (Presidente da FIEG);  e Jerônimo Rodrigues da Silva (Reitor do IFG);

“A universidade é líder nacional e internacional em pesquisa científica, tecnológica e educação, portanto, uma parceria seria extremamente produtiva, já que Aparecida apresenta grande potencial industrial e tecnológico”, explicou o superintendente de Desenvolvimento da Secretaria de Indústria e Comércio de Aparecida, Ricardo Rabahi, que participou do café e  iniciou as conversações para o desenvolvimento de possíveis parcerias na área de Inovação e Tecnologia em março deste ano durante visita à Atlanta.

Segundo Ross, a parceria depende de algumas pesquisas no estado, já que Aparecida é a primeira cidade que ele visita em Goiás.”Dependemos de conversações com outras Prefeituras e visitações nas instituições, com estudos para firmar as parcerias”, explicou.

Antes da apresentação, o diretor foi recebido pelo Prefeito Maguito Vilela (PMDB), que agradeceu a presença. “Sinta-se a vontade em nossa cidade. Investimestos são sempre necessários”, avaliou. Após o café, o diretor Tecnológico da Georgia Tech participou da abertura da 3ª Feira de Ciência e Tecnologia de Aparecida

INSTITUTO – O Geórgia Tech é uma instituição centenária, que tem expandido suas fronteiras nos últimos anos, atuando em outros países com objetivo de desenvolver uma tecnologia sustentável e capaz de promover pesquisas em consonância com o bem estar social e econômico. Além disso, é também um ambiente inovador e intelectual, com mais de 900 professores de tempo integral de ensino e mais de 21.500 alunos de graduação e pós-graduação.

O Georgia Tech é a única universidade tecnológica classificada no “U.S.News & World Report” na lista das 10 melhores universidades públicas dos Estados Unidos. Além disso, o mesmo instituto classifica a Faculdade de Tecnologia da Georgia de Engenharia constantemente entre as cinco melhores do mundo. De acordo com o último Ranking Nacional de Tecnologia da U.S. News & World Report, o Instituto Georgia Tech teve as seguintes classificações 7º Universidade pública no país: 4ª Instituição de pós-graduação da faculdade de engenharia; 5ª faculdade de Engenharia de graduação; 1º programa de Engenharia Industrial.

Além disso, teve oito programas de graduação em Engenharia classificados no top dos cinco melhores e ainda onze programas de pós-graduação em Engenharia classificados entre os dez melhores. Estes rankings impressionantes refletem o prestígio acadêmico associado ao currículo da Georgia Tech. O Instituto é ainda um grande aliado na promoção de ações que restauram a equidade racial de americanos descendentes, além de estudantes de outras nações, sendo uma das mais importantes instituições formadoras de profissionais, mestres e doutores de várias partes do mundo.