Aparecida desperta interesse de investidores suíços

Foto: Jhonney Macena - Secom

Pelo potencial econômico e industrial, o município goiano pleiteia a instalação da Ecosolifer. A empresa produz, com tecnologia de ponta, energia elétrica a partir da luz solar.

Aparecida de Goiânia, 29 de julho de 2015 – O prefeito Maguito Vilela apresentou, na manhã desta quarta-feira (29), ao vice-governador de Goiás José Eliton (PP) representantes da empresa suíça Ecosolifer. Os investidores suíços vieram conhecer pessoalmente o potencial logístico e econômico do Estado e de Aparecida de Goiânia, município que pleiteia a instalação da empresa em Goiás. O encontro foi realizado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, no gabinete do vice-governador, em Goiânia.

Além de Goiás, o grupo também está percorrendo outros quatro Estados, Pernambuco, Santa Catarina, Minas Gerais e Bahia, buscando condições logísticas e tributárias favoráveis para a instalação da empresa. Em contrapartida, a Ecosolifer oferecerá inicialmente 180 empregos diretos, produção de energia solar de alta tecnologia, além de desenvolver pesquisas em parceria com universidades em áreas como Engenharia Química, Física e outras.

“Estamos buscando auxílios financeiros e outras condições favoráveis para a instalação da Ecosolifer. Vamos escolher o Estado que melhor conseguir nos oferecer essas condições, já que todos possuem o potencial econômico que procuramos”, contou o diretor da Ecosolifer e representante da Empresa no Brasil, Bruno Zacharias.

Para o prefeito Maguito Vilela, a vinda da Ecosolifer significará mais desenvolvimento e visibilidade para a cidade. “Aparecida tem grandes chances de ser a escolhida pela sua localização estratégica, com vias de acesso para vários estados brasileiros, pelo potencial econômico, industrial e universitário da cidade. O município abriga hoje cinco polos industriais, universidades federais, investimentos em mobilidade urbana e toda infraestrutura necessária que empresas nacionais e internacionais procuram”, destacou Maguito.

O vice-governador José Eliton também ressaltou a visão sólida de investimento das administrações do Estado e ações efetivas que proporcionam o crescimento de Goiás. “Goiás possui todas as condições que uma empresa como a Ecosolifer está buscando. Com logística privilegiada, potencial de geração, vias de escoamento, além de políticas de incentivo como o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e política de infraestrutura para o estabelecimento de empresas de grande porte”, salientou o vice-governador.

Investimento – O investimento inicial da Ecosolifer será de 2 milhões de euros, podendo chegar até a 45 milhões de euros. Segundo Bruno Zacharias, 30% da mão da obra utilizada será de profissionais com pós-graduação stricto sensu, ou seja que possuem mestrado e doutorado diplomados em cursos superiores de graduação, por isso a importância da proximidade da empresa com universidades.

“Aparecida também sai em vantagem nesse quesito, as áreas que podemos oferecer para a instalação da Ecosolifer ficam próximas de onde está sendo construído o campus da Universidade Federal de Goiás (UFG), Aeroporto Executivo, Eixo Norte Sul 1, além da proximidade com a rodovia federal BR-153 e outros polos industriais” comemorou Maguito Vilela.

Empresa – A Ecosolifer é uma empresa suíça que produz energia fotovoltaica de alta tecnologia, que é energia elétrica produzida por meio de energia solar. A empresa começou a operar em 2008, com sede na Suíça, mas possui filiais em outros países europeus, na África do Sul, e agora está em processo de instalação no Brasil e na Flórida (EUA).

Presenças – Além do vice-governador, o prefeito Maguito Vilela e do grupo Ecosolifer, também participaram da reunião representantes da Secretaria de Desenvolvimento do Estado e demais autoridades.