Aparecida realiza 2° Caminhada pela Igualdade Racial

9 de maio de 2017

Foto: Fabiano Araújo

Aparecida de Goiânia, 25 de novembro de 2014- Foi realizada nesta terça-feira, 25, a 2ª Caminhada pela Igualdade Racial – Cultura de Paz e Direitos Humanos e o Abraço Negro ao redor do Monumento das Raças. O evento marca as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, data da morte de Zumbi de Palmares (1695) e lembrada como marco da resistência do negro à escravidão e busca pela inserção na sociedade.

“Queremos com esse ato mostrar que o município vem avançando nas políticas públicas de combate ao racismo e a discriminação racial”, destacou Geraldo Silvio, um dos organizadores do evento.

A caminhada é uma realização da Geraldo Silvio Produções e Evento e Grupo Movimento Pró Cultural de Aparecida com o apoio Cultural da Prefeitura, Câmara Municipal, Diretoria de Igualdade Racial, do Deputado Marlúcio Pereira e dos vereadores, Éder do Eskinão e Ezízio Barboza. A concentração da Caminhada ocorreu na Praça de Matriz. Do local, os participantes, como lideranças dos movimentos sociais negro, escolas municipais e estaduais, lideranças políticas, religiosas e ONGs, seguiram para o Monumento das Raças na Avenida Independência, onde houve o encerramento com apresentações culturais.

Em Aparecida de Goiânia, o Mês da Consciência Negra contou com apresentações de capoeira e apresentação de vídeos educativos sobre relações étnico raciais nas escolas do município. Na tarde do sábado (29) será realizado um desfile do Bloco Cultural Afoxé Onilewá Azanado.

DATA- O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional e instituído oficialmente em novembro de 2011. A data é referência ao dia da  morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil.

O feriado ainda não é unanimidade entre os estados brasileiros. Apenas 1004 cidades do país comemoram o Dia da Consciência Negra. Há locais como o Acre, o Ceará e o Distrito Federal, em que a data não é comemorada oficialmente.