Aparecida recebe certificado de município com menos de 1% de focos de Aedes aegypti

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 06 de outubro de 2016 – Aparecida de Goiânia recebeu, na semana passada, um documento da Secretaria Estadual de Saúde que certifica o município com menos de 1% de focos de Aedes aegypti. O selo “Município menos de 1% de Aedes” é referente ao primeiro semestre de 2016. Segundo o documento, Aparecida possui apenas 0,14% de focos e o objetivo da atual gestão é que esse número chegue à zero, erradicando assim, o mosquito Aedes aegypti da cidade.

Os números são classificados de acordo com o índice de infestação. Resultados inferiores a 1% estão dentro de condições satisfatórias, entre 1% e 2,5% quer dizer risco médio, números entre 2,6% e 3,9% indicam condição de alerta e superiores a 4% indicam risco de surto.

O coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Iron Pereira, atribui o resultado positivo às ações permanentes de combate ao mosquito, realizadas na cidade. “As ações de combate não param em Aparecida. Durante o ano todo organizamos mutirões, visitas domiciliares, coleta de pneus, trabalho de conscientização nas escolas e com a população para que cuidem dos seus quintais e ajudem a fiscalizar e denunciar possíveis focos do mosquito em seus bairros”, destaca o coordenador.

Nos dias 10 e 11 de outubro, a Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental organiza mais uma ação de recolhimento de pneus no município. O material coletado será encaminhado para o Centro de Cultura e Lazer José Barroso, que fica no Village Garavelo, região central do município. A última ação de manejo de pneus foi realizada no início de setembro deste ano e coletou quase 37 mil pneus.

Depois da ação, o material coletado será levado para empresa de reciclagem Reverso. De acordo com Iron Pereira, a ação contra o mosquito transmissor da dengue e outras doenças precisa ser um hábito de rotina das pessoas. “A população precisa cuidar do seu quintal e evitar descarte de lixo ou materiais velhos em lotes baldios. Essa preocupação precisa acontecer diariamente e o cuidado deve ser redobrado durante o período chuvoso”, destaca o coordenador.

Ainda segundo Iron Pereira, os lotes baldios e as borracharias são os campeões de acúmulo de pneus. “A conscientização da população, evitando o acúmulo desses objetos sem necessidade, é muito importante para prevenir possíveis criadouros do mosquito. Com isso evitamos que as pessoas fiquem doentes por conta da dengue, zika e outras doenças transmitidas pelo Aedes”, frisa.

Os moradores que quiserem se desfazer dos pneus velhos também podem fazer o descarte no Centro de Cultura e Lazer José Barroso nos dias 10 e 11 de outubro. A expectativa é recolher, ao final da ação, pelo menos 40 mil pneus. A população também pode contribuir fazendo denúncias pelos números do Disque Dengue: 0800 646 25 00 e 3545-4819. Por esses telefones, os moradores podem informar o endereço para que os agentes da Vigilância Sanitária realizem a coleta dos pneus.

Aparecida vai realizar Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti dia 17 de outubro

No dia 17 de outubro todas as cidades brasileiras, simultaneamente, vão realizar um levantamento para medir o índice de infestação em todos os bairros. A pesquisa por amostragem é o Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti, conhecido como LIRAa.

O estudo será feito em 22 estratos, segundo Iron Pereira, que compreende de 400 a 500 imóveis cada um. A pesquisa se estenderá até dia 21 de outubro. “A previsão é que a nossa equipe visite locais de todos os bairros do município, totalizando cerca de 10 mil imóveis”, informou o coordenador.

Ainda segundo o coordenador, após o LIRAa e com o início do período chuvoso, as equipes de Vigilância em Saúde Ambiental começarão a intensificar o combate ao Aedes aegypti. “A partir do dia 24 de outubro vamos reforçar nossos mutirões de limpeza, manejo ambiental, visitas e ações de conscientização, de acordo com a avaliação do LIRAa. Ou seja, vamos avaliar as regiões que tiveram maior índice de infestação com transmissão e organizar nosso cronograma”, explica.