Aparecida recebe exposição “O olhar da arte na condição feminina”

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre - Secom

Aparecida de Goiânia, 02 de junho de 2014 – A Secretaria de Assistência Social de Aparecida de Goiânia por meio da Superintendência Municipal da Mulher de Aparecida de Goiânia realiza de hoje, 02, à sexta-feira, 06, a Exposição de Arte “O olhar da arte na condição feminina”. As bonecas, pintadas por artistas regionais, estão expostas ao público no pátio da Prefeitura Municipal. A exposição é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Política para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira).

De acordo com a superintendente da Mulher, Adriana Silveira, o objetivo da exposição é o de trabalhar dentro da administração pública e da sociedade aparecidense, a questão da violência contra a mulher, que ainda hoje é muito frequente e apresenta número alarmantes.

“Cada boneca expressa um olhar da arte na condição feminina e principalmente na questão da violência contra a mulher. Nossa preocupação em realizar a exposição é para mostrar que infelizmente os números de violência no município ainda são altos e precisamos de mais políticas públicas e ações para mudar essa realidade”, afirma a superintendente.

A abertura da exposição, realizada na tarde desta segunda-feira, 02, contou com a presença do Secretário de Assistência Social, José Ribamar, do secretário de Comunicação, Ozéias Laurentino Júnior, dos vereadores Almeidinha e Arnaldo Leite e de funcionários municipais.

Dados da Delegacia da Mulher de Aparecida de Goiânia constatam que os números de violência contra a mulher no município é preocupante. A DEAM informa que nos primeiros meses deste ano foram feitos mais de 400 boletins de ocorrência. Destes, 200 foram lavrados e concluídos e encaminhados para o poder judiciário.

A delegada da Mulher, Paula Meotti conta que esses números causam preocupação ainda mais se for considerada a questão das cifras negras, que são as mulheres que sofrem a violência, mas não denunciam o agressor. Paula frisa que o primeiro passo tem que ser dado pela mulher e que o poder público tem que dar apoio.

“Ações efetivas são importantes para diminuir cada vez mais os índices de violência contra a mulher, mas o primeiro passo tem que ser dado pela vítima. Por isso a necessidade de políticas públicas para conscientizar a mulher e mostrar que ela vive em situação de violência e que precisa tomar uma atitude, para que depois disso a sociedade organizada possa apoiá-la e ajudá-la a ter uma vida melhor”, disse a delegada.

Ações – Segundo Adriana Silveira dentro das ações de políticas públicas em prol das mulheres em Aparecida, a prefeitura está construindo e irá inaugurar nos próximos meses, a Casa da Mulher, que irá abrigar as mulheres vítimas de violência no município. Além da Casa da Mulher, a superintendência em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde está criando a rede do enfrentamento à violência. Ambos os projetos tem como objetivo acolher a mulher e proporcionar atendimento psicológico e social.