Aparecida recebe visita do Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde

9 de maio de 2017

Foto: Rodrigo Estrela

Aparecida de Goiânia, 11 de janeiro de 2016 – O prefeito Gustavo Mendanha recebeu na manhã desta quarta-feira (11), em seu gabinete, o Secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Adeilson Loureiro Cavalcante. A visita foi para reiterar o compromisso do Ministério da Saúde com a gestão de Gustavo e com o município de Aparecida. “O meu primeiro compromisso oficial tinha que ser em Aparecida. Vamos fazer um trabalho juntos e estou com planos para desenvolver vários projetos pilotos na cidade”, destacou o secretário Adeilson.

O prefeito Gustavo Mendanha ficou honrado com a visita da comitiva do Ministério da Saúde. “O ministério tem sido nosso grande parceiro na concretização de várias obras de saúde no município, como o Hospital Municipal, por exemplo. Por isso, é um prazer receber o secretário de Vigilância em Saúde aqui na nossa cidade”, comemorou Gustavo. Também estavam presentes no encontro o Secretário Interino de Saúde Alessandro Magalhães, o diretor do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência do Ministério da Saúde, Luiz Edgar Leão Tolini, que assumirá oficialmente a Secretaria Municipal de Saúde na próxima semana. Além do médico e representante do Ministério da Saúde Wandervan Antônio Azevedo e o assessor do Ministério Jocelino Francisco.

“Isso se chama credibilidade de gestão pública, o secretário nacional, que cuida de 5.570 municípios vir até Aparecida nos seus primeiros dias de gestão. Significa que Aparecida é uma cidade muito valorizada pelo Ministério da Saúde”, salientou o Luiz Edgar Tolini. Ainda durante o encontro, Adeilson Cavalcante solicitou à equipe de Vigilância em Saúde de Aparecida que fizesse um levantamento de todas as demandas na área de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis. Com isso, ele pleiteará recursos, no Ministério da Saúde, para fortalecer as ações desenvolvidas no município, principalmente as de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Aparecida contra o Aedes: secretário conhece ação de recolhimento de pneus realizada em Aparecida

Após o encontro com o prefeito Gustavo, a comitiva seguiu para ação de recolhimento de pneus que começou também nesta quarta-feira (11) no município. Durante a ação, o secretário Adeilson Cavalcante e sua comitiva tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente a ação de coleta de pneus realizada na cidade. “É um trabalho fantástico de combate ao mosquito”, disse, impressionado, o secretário nacional de Vigilância em Saúde.

O objetivo da ação é recolher o maior número de pneus das ruas, lotes baldios e ilhas para evitar que se tornem criadouro do mosquito Aedes aegypti. A coleta de pneus se estenderá até o dia 12 de janeiro, quinta-feira, no Centro de Cultura e Lazer José Barroso, que fica no Village Garavelo. Os moradores que quiserem se desfazer dos pneus velhos também podem realizar o descarte no local. Ao final da ação, a expectativa é recolher cerca de 40 mil pneus das ruas de Aparecida. Ao final da ação, todo o material será entregue a uma empresa de reciclagem. Em 2016, foram realizadas sete ações, que recolheram 382.757 pneus.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Fernanda Fagundes, o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Iron Pereira, a coordenadora de Atenção às Urgências, Amanda Melo e Santos e a coordenadora Estratégia de Saúde da Família, Erika Lopes Rocha, também acompanharam a ação e recepcionaram a comitiva liderada pelo secretário Adeilson Cavalcante.

Visita ao Hospital Municipal e agenda na capital

A agenda de Adeilson Cavalcante na cidade foi bastante movimentada e se estendeu até o final da manhã. Após a ação de recolhimento de pneus, a comitiva seguiu para o Hospital Municipal. Localizado na Cidade Vera Cruz, o hospital, que possui 17 mil m² de área construída. Com a conclusão das obras, a SMS aguarda agora recursos do Ministério da Saúde para equipar o Hospital. Cerca de R$ 9 milhões devem ser liberados nos próximos dias. No final do ano passado, o ministério sinalizou e garantiu os recursos para equipar totalmente o Hospital.

O Hospital Municipal terá 220 leitos, sendo 90 leitos clínicos, 60 leitos cirúrgicos, 20 leitos pediátricos, 30 leitos de UTIs, dez leitos de recuperação anestésica e dez leitos de reanimação e observação. A unidade terá ainda pronto-atendimento; atendimento de urgência e área de apoio terapêutico, ambulatório, apoio diagnóstico, raio-x, eletrocardiografia, ultrassonografia, endoscopia, tomografia computadorizada, laboratório, apoio técnico e administrativo, apoio logístico, farmácia, serviço de nutrição e dietética, lactário, internação geral (adulta e pediátrica) e centro cirúrgico com dez salas.

Depois da visita ao Hospital, a comitiva seguiu para a Secretaria de Saúde de Goiânia, em agenda com a secretária Fátima Mrué e com o prefeito de Goiânia Iris Rezende para traçar estratégias como ações em Vigilância em Saúde, combate ao Aedes, planejamento para recebimento dos testes rápidos de diagnóstico para Zika Vírus e mutirão de coleta reversa. “Não existe limite entre Aparecida e Goiânia, são duas cidades irmãs, totalmente interligadas, e as duas gestões são grandes parceiras. Continuaremos a trabalhar juntos para oferecer saúde pública de qualidade para todos”, pontuou o futuro secretário de Saúde de Aparecida, Edgar Tolini.