Aparecida se prepara para instalação de unidade do Sest/Senat

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 13 de agosto de 2014 – A expansão dos polos industriais de Aparecida desperta cada vez mais a preocupação da administração em promover a qualificação da mão de obra local. Depois da implantação do IFG e do Senai Celso Charuri, o prefeito Maguito Vilela articula agora a implantação de uma unidade do Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) na cidade.

Nesta terça-feira, 12, ele e o secretário de Indústria e Comércio, Marcos Alberto Luiz Campos, se reuniram com o presidente do Conselho Regional Centro-Oeste I do Sest/Senat, José Hélio Fernandes; com o vice-presidente da entidade, Paulo Afonso Silva Lustosa; e com o diretor da empresa de transporte e logística Botafogo, José Maurício Braga, para discutir o assunto. O secretário de Governo e Integração Institucional, Euler de Morais, também acompanhou o encontro, em que foram tratados três assuntos.

“Além da implantação do Sest/Senat, vínhamos discutindo a instalação de empresa Botafogo em Aparecida e agora formatamos detalhes sobre área e projeto com o prefeito. A empresa atuará em parceria com os Correios pelos próximos cinco anos e está interessada em migrar sua sede, atualmente localizada na Vila Brasília, para um de nossos polos. De imediato gerará 150 empregos diretos, priorizando a mão de obra do nosso município”, destacou o secretário de Indústria e Comércio. O terceiro assunto debatido foi a atração da edição 2016 do Salão Internacional de Transportes para Aparecida, o que daria maior propulsão ao desenvolvimento tecnológico do município.

“Todos esses projetos são de extrema importância para a cidade. O nosso polo logístico, as empresas que já estão em Aparecida e as que estão interessadas em se instalar aqui, a mão de obra jovem que precisa de qualificação, enfim, todos esses segmentos serão beneficiados. A modernização de uma cidade passa pela integração de tudo isso e a instalação de uma unidade do Sest Senat em Aparecida só favorece esse processo”, avaliou o prefeito Maguito Vilela.

Segundo o presidente José Hélio Fernandes, a implantação do Sest/Senat em Aparecida depende da indicação de uma área de 12 a 15 mil m². “Nossa unidade inaugurada em Goiânia em 1997, na Castelo Branco, não tem mais capacidade para atender a demanda. Apesar de  possuir 52 mil m², é um modelo diferenciado, com uma grande área de recreação e clube que o usuário utiliza pouco, além de exigir maior manutenção”, explicou. Dessa forma, o projeto em Aparecida seguirá um padrão mais enxuto.

Ainda de acordo com o presidente, a escolha por Aparecida se deu em função da acessibilidade e localização. “Aparecida é uma cidade que cresce a olhos vistos e nos proporciona um equilíbrio em termos de localização. Precisamos estar em Goiânia, mas queremos uma unidade que atenda mais esta região daqui. Outro fator observado é a mobilidade das pessoas que serão beneficiadas pelo nosso atendimento. O fácil acesso é indispensável, até porque quem frequenta as unidades no dia a dia, os cursos, os médicos e dentistas, são os familiares, as esposas e filhos dos motoristas. E os projetos de mobilidade urbana, criação de novos eixos em Aparecida favorecem isso”, explanou.

A partir da apresentação das características da área, a Secretaria de Indústria e Comércio iniciou um levantamento dos terrenos possíveis, alguns próximos de onde serão construídos o aeroporto executivo e a UFG de Aparecida, para dar continuidade à aprovação do projeto, licitação e início das obras. “Com o terreno definido e regularizado, em um ano a unidade poderá entrar em funcionamento, se tornando mais um indutor de desenvolvimento para Aparecida”, decretou o vice-presidente da entidade, Paulo Afonso.

FENATRAN – Durante o encontro, os visitantes convidaram o prefeito Maguito Vilela para participar do lançamento da Fenatran – Salão Internacional do Transporte, no dia 14 de outubro, em São Pualo. O evento é referência na área de produtos e serviços destinados aos transportadores de cargas e operadores logísticos e terá sua próxima edição entre os dias 26 e 30 de outubro de 2015. Com mais de 35 anos de tradição, promove a realização de negócios e a exposição dinâmica de lançamentos globais para milhares de profissionais do setor, interessados em conhecer as tendências do segmento.

A intenção é que em 2016, a feira seja realizada no Centro-Oeste e, um esforço conjunto entre Sest/Senat, Fenatac (Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas), prefeitura e outras entidades pode pleitear que o município escolhido seja Aparecida. “Isso seria extremamente positivo para nossa cidade, consolidaria nossa identidade, de empreendedorismo, desenvolvimento tecnológico e logístico”, sublinhou o prefeito Maguito Vilela, que afirmou que o município se empenhará para sediar o evento.