Após reforma, Maternidade Marlene Teixeira realiza mais de 1.144 atendimentos de urgência em um mês

Aparecida de Goiânia, 04 de novembro de 2016 – O Centro cirúrgico da Maternidade Marlene Teixeira completa neste sábado (05) um mês de funcionamento, após passar por uma ampla reforma. Desde o dia 5 de outubro, a unidade retomou os atendimentos de urgência e emergência obstetrícia e as gestantes aparecidenses voltaram a procurar a unidade. Nesse período, foram realizados 1.144 atendimentos, entre intercorrências, curetagens e demais atendimentos, além de 55 partos.

Antes da entrega da reforma do centro cirúrgico, estavam funcionando na unidade os atendimentos ambulatoriais. Agora, a unidade é exclusiva para atendimentos de intercorrência obstetrícia. Os atendimentos ambulatoriais de pediatria e ginecologia foram remanejados para o Cais Nova Era e para o Centro Clínico, ambas bem próximas à maternidade.

A parte de urgência e emergência da Maternidade Marlene Teixeira possui duas salas de centro cirúrgico com 13 leitos, uma sala pós-anestésico, uma sala pré-parto, sala de reanimação, berçário, três enfermarias, uma enfermaria de isolamento, expurgo (lavagem e limpeza de materiais), Central de Material de Esterilização (CME), laboratório, triagem, posto de enfermagem, copa, cozinha, repouso de enfermagem e médico e áreas administrativas.

A reforma do Centro Cirúrgico da maternidade começou em fevereiro de 2016. “A obra foi realizada de acordo com os padrões que o Corpo de Bombeiros e outros órgãos fiscalizadores exigem. A partir de agora, a urgência e a emergência está funcionando em um ambiente mais amplo, arejado e com capacidade para oferecer um atendimento humanizado e de qualidade”, ressalta a secretária de Saúde Vânia Cristina Rodrigues.

Hospital Municipal terá um bloco para maternidade

Sabendo da demanda do município, a Secretaria de Saúde conseguiu liberação do Ministério da Saúde para que no Hospital Municipal seja construído um bloco destinado à maternidade. O projeto está na Vigilância Sanitária do município e será financiado pela Rede Cegonha, do governo federal. O bloco da maternidade será interligado com os outros blocos do Hospital.

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia está sendo construído no setor Cidade Vera Cruz. A previsão de inauguração é no final de 2016. A unidade terá capacidade para 220 leitos, sendo 40 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s). O investimento é de R$ 70 milhões, sendo R$ 67 milhões do Ministério da Saúde. Serão 90 leitos clínicos, 60 leitos cirúrgicos, 20 leitos pediátricos, 30 leitos de UTI’s, 10 leitos de recuperação anestésica e 10 leitos de reanimação e observação.

O Hospital Municipal também possuirá área de pronto-atendimento; atendimento de urgência e área de apoio terapêutico. E também ambulatório, apoio diagnóstico, raio-x, eletrocardiografia, ultrassonografia, endoscopia, tomografia computadorizada, laboratório, apoio técnico e administrativo, apoio logístico, farmácia, serviço de nutrição e dietética, lactário, internação geral (adulta e pediátrica), e centro cirúrgico.

Em Aparecida, 1445 bebês nasceram no primeiro semestre de 2016

É importante ressaltar que mesmo durante a reforma do centro cirúrgico, os partos continuaram sendo realizados no município, por meio de convênios com o Hospital São Silvestre e Hospital Garavelo. De janeiro a junho deste ano nasceram 1445 bebês, sendo 963 de cesáreas e 482 de partos normais.

No Hospital Garavelo foram realizadas ainda 123 internações neonatais. O pré-natal continuou sendo feito normalmente na Maternidade Marlene Teixeira e nas unidades de Estratégias de Saúde da Família do município. Além disso, a Prefeitura de Aparecida também possui convênios com unidades de Goiânia, caso fosse necessário encaminhar.