Após reforma, Maternidade Marlene Teixeira realiza mais de 1.144 atendimentos de urgência em um mês

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Aparecida de Goiânia, 04 de novembro de 2016 – O Centro cirúrgico da Maternidade Marlene Teixeira completa neste sábado (05) um mês de funcionamento, após passar por uma ampla reforma. Desde o dia 5 de outubro, a unidade retomou os atendimentos de urgência e emergência obstetrícia e as gestantes aparecidenses voltaram a procurar a unidade. Nesse período, foram realizados 1.144 atendimentos, entre intercorrências, curetagens e demais atendimentos, além de 55 partos.

Antes da entrega da reforma do centro cirúrgico, estavam funcionando na unidade os atendimentos ambulatoriais. Agora, a unidade é exclusiva para atendimentos de intercorrência obstetrícia. Os atendimentos ambulatoriais de pediatria e ginecologia foram remanejados para o Cais Nova Era e para o Centro Clínico, ambas bem próximas à maternidade. 

A parte de urgência e emergência da Maternidade Marlene Teixeira possui duas salas de centro cirúrgico com 13 leitos, uma sala pós-anestésico, uma sala pré-parto, sala de reanimação, berçário, três enfermarias, uma enfermaria de isolamento, expurgo (lavagem e limpeza de materiais), Central de Material de Esterilização (CME), laboratório, triagem, posto de enfermagem, copa, cozinha, repouso de enfermagem e médico e áreas administrativas.

A reforma do Centro Cirúrgico da maternidade começou em fevereiro de 2016. “A obra foi realizada de acordo com os padrões que o Corpo de Bombeiros e outros órgãos fiscalizadores exigem. A partir de agora, a urgência e a emergência está funcionando em um ambiente mais amplo, arejado e com capacidade para oferecer um atendimento humanizado e de qualidade”, ressalta a secretária de Saúde Vânia Cristina Rodrigues. 

Hospital Municipal terá um bloco para maternidade

Sabendo da demanda do município, a Secretaria de Saúde conseguiu liberação do Ministério da Saúde para que no Hospital Municipal seja construído um bloco destinado à maternidade. O projeto está na Vigilância Sanitária do município e será financiado pela Rede Cegonha, do governo federal. O bloco da maternidade será interligado com os outros blocos do Hospital. 

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia está sendo construído no setor Cidade Vera Cruz. A previsão de inauguração é no final de 2016. A unidade terá capacidade para 220 leitos, sendo 40 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s). O investimento é de R$ 70 milhões, sendo R$ 67 milhões do Ministério da Saúde. Serão 90 leitos clínicos, 60 leitos cirúrgicos, 20 leitos pediátricos, 30 leitos de UTI’s, 10 leitos de recuperação anestésica e 10 leitos de reanimação e observação.

O Hospital Municipal também possuirá área de pronto-atendimento; atendimento de urgência e área de apoio terapêutico. E também ambulatório, apoio diagnóstico, raio-x, eletrocardiografia, ultrassonografia, endoscopia, tomografia computadorizada, laboratório, apoio técnico e administrativo, apoio logístico, farmácia, serviço de nutrição e dietética, lactário, internação geral (adulta e pediátrica), e centro cirúrgico.

Em Aparecida, 1445 bebês nasceram no primeiro semestre de 2016

É importante ressaltar que mesmo durante a reforma do centro cirúrgico, os partos continuaram sendo realizados no município, por meio de convênios com o Hospital São Silvestre e Hospital Garavelo. De janeiro a junho deste ano nasceram 1445 bebês, sendo 963 de cesáreas e 482 de partos normais.

No Hospital Garavelo foram realizadas ainda 123 internações neonatais. O pré-natal continuou sendo feito normalmente na Maternidade Marlene Teixeira e nas unidades de Estratégias de Saúde da Família do município. Além disso, a Prefeitura de Aparecida também possui convênios com unidades de Goiânia, caso fosse necessário encaminhar.

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)