Com entrada gratuita, Arraiá do Cerrado resgata tradição e agita Aparecida até o próximo sábado, 28

Por Rodrigo Augusto

27 de julho de 2018

Por Rodrigo Augusto

27 de julho de 2018

Foto: Allan Silva/Divulgação

Resgatando a tradição das quadrilhas juninas e julinas, a população aparecidense poderá se divertir com uma série de atrações no Arraiá do Cerrado, até este sábado, 28. O evento é realizado pelo Instituto Idheias com apoio da Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Executiva de Cultura, e Goiás Turismo, e acontece no estacionamento do Aparecida Shopping. A festa, com entrada gratuita, começou na noite desta sexta, 26, com as apresentações dos grupos de quadrilha ‘Paixão Goiana’ e ‘Mandacaru’ e show da cantora Alessandra Magalhães.

Para receber o público com conforto e segurança, a organização do evento montou uma estrutura com palco, arquibancada e, é claro, barraquinhas com comidas e bebidas típicas da festa como pamonha, caldos, quentão, milho cozinho, bolos e doces. “Nosso objetivo é fomentar a cultura em nossa cidade, sobretudo, nessa época de festas juninas. Esse circuito Arraial do Cerrado é um dos maiores do Brasil e com certeza ficará na história de Aparecida”, apontou o secretário executivo de Cultura, Avelino Marinho durante a abertura do evento.

Com o figurino Rosa das Damas, representando as moças da cidade, e os Cavaleiros de Mostarda e Vermelho, representando o sertão, o grupo Paixão Goiana foi o primeiro a encantar o público com muita alegria e coreografia. Com o tema “Canta e Dança Luiz Gonzaga”, os dançarinos homenagearam o rei do baião durante toda apresentação. Logo depois, a cantora sertaneja Alessandra Magalhães também arrancou aplausos da arquibancada que prestigiou a primeira noite de apresentações da etapa Aparecida do Circuito Arraiá do Cerrado.

Com o tema “Ô Coisa Bonita de se Ouvir”, o segundo grupo de quadrilha a se apresentar foi o Mandacaru. Os dançarinos do Setor Colina Azul, a exemplo do que fizeram os representantes do Setor Cidade Satélite São Luiz, também deixou muita gente de boca aberta. “Acreditamos que a inserção do jovem nesse meio traz muita paz e cultura para nossa cidade. Com o apoio do poder público e da sociedade, os festivais de quadrilha junina moderna cresceram muito em Aparecida. É importante termos jovens nesse processo”, destacou o dançarino do grupo Mandacaru, João Batista de Oliveira.
Acompanhada pelos dois filhos, a técnica de enfermagem Roseli Vital passava ficou encantada com as apresentações da primeira noite e com a estrutura montada para recepcionar o público. “Eu e as crianças estamos adorando tudo isso, nunca assistimos algo assim de pertinho e só víamos pela televisão. Está tudo muito lindo e encantador”, disse sobre o evento. A festança da família aparecidense continua até sábado, 28, com entrada franca e início, às 19h.
Nesta sexta-feira, 27, se apresentam os grupos Raízes de Goiás e Chapéu do Vovô a dupla Léo Mafra & Eduardo e a cantora Carol Guedes. No sábado, o encerramento da festa ficará por conta da Banda Arrocha Mainha e do grupo de quadrilha Até o Sol Raiá. As próximas cidades que irão receber o circuito são Campestres, entre os dias 16 e 18 de agosto, e Cidade de Goiás, com duas etapas, a primeira de 12 a 15 e a segunda de 20 a 22 de setembro.